sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SMT CULPA USUÁRIOS POR PROBLEMAS NO TRANSPORTE COLETIVO EM SANTARÉM

O grave acidente da última terça-feira (13), que envolveu um ônibus e resultou na morte de Três pessoas traz para discussão mais uma vez os problemas de transporte coletivo em Santarém.

Uma denúncia feita por um ex-motorista de ônibus, que pediu para não ser identificado, conta que já trabalhou em três empresas de transporte coletivo em Santarém. Na entrevista concedida a equipe da TV Tapajós ele falou sobre os ‘pegas’ que acontecem com frequência entre os ônibus pelas ruas da cidade e afirma que a Secretaria de Transportes do Município (SMT) não fiscaliza como deveria.

“Eu afirmo que a SMT fecha os olhos por isso, por causa das condições dos ônibus, das condições de trabalho dos motoristas e das condições de todo o sistema em geral.”
"Nós somos pressionados pelas empresas"

O ex-motorista destaca que a SMT é conivente com os ‘rachas’ e afirma que são pressionadas a aumentar o faturamento, ou 'fazer passagem' no linguajar das empresas de transporte coletivo. “Nós somos pressionados pela empresas a cumprir, vamos dizer assim, metas, todo dia de fazer passagem. Então é a única maneira de fazer passagem é andando na frente do concorrente, quando o concorrente é obrigado a correr mais, a fazer ultrapassagens que não podem ser feitas e coisas desse tipo. A população santarena tinha que botar a mão na consciência e aprender a denunciar, não mais na SMT, porque a SMT é conivente com isso, que fecham os olhos pra isso” afirma o motorista.

Ele denuncia também a falta de manutenção nos ônibus. “A manutenção dos ônibus que trafegam hoje em Santarém não é uma manutenção boa devido ao alto custo das peças, as empresas só consertam o que pode ser consertado e dá uma revisão mesmo, a revisão que seria ideal pro veículo, eles não fazem. Não fazem pelo alto custo”.

A chefe da divisão de planejamento da secretaria de transporte esclarece que em relação aos ‘pegas’ a SMT realiza a fiscalização, porém esbarra nas limitações de pessoal para o trabalho e pede ajuda da população para denúncias.

“Ela é uma denúncia vazia porque as pessoas que falam isso, não estão aqui dentro, não conhecem, não sabem o trabalho que é desenvolvido. Nós exercemos sim fiscalização, mas nós temos limites dentro dessa fiscalização. Nós não temos fiscais pra ficar 24 horas, ou um fiscal pra cada ônibus. Nós temos 87 ônibus hoje circulando diariamente na frota. 124 ônibus é a frota operacional do sistema. Nós não temos 124 fiscais. Nós não podemos colocar um fiscal dentro do ônibus.” Enfatiza Natália Sousa.

Natália culpa os usuários por parte do problema e afirma que os usuários não cumprem seu papel. “A população também não faz a parte dela. Nós temos um telefone aqui na secretaria, eu já disse isso em várias entrevistas, é o 158, que é pro passageiro que vê uma coisa errada, ele denunciar, ele não denuncia, porque ele é amigo do motorista.” A equipe de reportagem tentou ligar para o número de reclamações, 158, porém a ligação não é completada.

A SMT informou que o número está com defeito técnico e a empresa de telefonia já foi acionada para solucionar o problema, mas não deu nenhum prazo para que a situação seja resolvida.

A alternativa para o usuário que tem reclamação ou denúncia a ser feita sobre o transporte público em Santarém é ligar para o número (93) – 3524 1709 da própria SMT ate as 14h e fora do expediente para o celular do Boat (93) - 9161 5645 que funciona 24h.

Notapajós

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