segunda-feira, 7 de maio de 2012

PAC EM SANTARÉM AVANÇA COM CONSTRUÇÃO DE CASAS

As obras de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos bairros Uruará e Mapiri seguem em ritmo normal, mesmo com as intensas chuvas deste período. Atualmente é finalizada a construção do grupo de casas que começou a ser erguido no final do ano passado. Nesta semana iniciou a base para arruamento da área onde são construídas as residências no bairro Uruará. A infraestrutura urbana com pavimentação das vias e rede de água, esgoto e energia, é necessária para que as casas sejam entregues aos beneficiários do Programa.

São 65 moradias no Uruará, localizadas em um terreno no final da Rua Uruará, e 39 no Mapiri, ao lado de onde é construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As casas já foram cobertas e recebem acabamento e revestimento interno e externo das paredes. Há ainda 46 casas em outra área do Uruará que começaram a ser levantadas em 2009 e foram invadidas antes de serem concluídas. Os ocupantes das residências já foram notificados e a construção das mesmas deve ser finalizada. Ao final das obras do PAC em Santarém serão entregue 653 casas sendo 325 no Uruará e 328 no Mapiri.

As casas ficam em áreas aterradas que antes eram invadidas pelo rio. No local, as pessoas viviam em situação de risco. Para que a obra prosseguisse, 205 famílias foram remanejadas e incluídas no aluguel social, que é um benefício previsto no orçamento geral das obras do PAC por meio do qual a pessoa recebe dinheiro para aluguel de residências em áreas seguras até que as casas do Programa fiquem prontas. 

Esgotamento sanitário - Outro projeto executado em Santarém através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é para a construção de Rede e Estação de Tratamento de Esgoto nos bairros Mapiri e Uruará. A concretagem dos tanques de tratamento já foi concluída e é aguardada a montagem dos equipamentos do reator UBOX, que já estão em Santarém. Atualmente, a empresa responsável pelas obras está trabalhando na Estação Elevatória, que é a estrutura que irá bombear o esgoto para o tanque de tratamento. 

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri terá capacidade para receber dejetos produzidos por 50 mil habitantes. A rede irá beneficiar moradores dos bairros Mapiri, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Caranazal e Aparecida. A ETE do Uruará terá capacidade para tratar esgoto produzido por 25 mil habitantes.

Assessoria da PMS

2 comentários:

  1. Eu nao estou besta.. eu fico me perguntando porque as casas tem que ser uma tao proxima da outra..Isso e uma padronizacao a nivel do estado do Para. Pelo que observo em todas fotos de casa que ja vi nao existe espaco para o futuro dona da casa fazer uma alteracao ou uma ampliacao.. Compraram um terreno que daria para construir por exemplo 100 casas com um otimo espaco. Mais devidos aqueles fatos sobrios que nos ja conhecemos fizeram 200 casas.. Coisas de politiqueiro,, solucao de problema agora e a criacao de um ploblema para outro politiqueiro depois...

    ResponderExcluir