sexta-feira, 20 de julho de 2012

O TURISMO EM SANTARÉM

Qual seria a real situação do turismo em Santarém? As empresas que trabalham nesta área estão realmente satisfeitas? O que a Secretaria de Turismo de Santarém realizou nestes oito anos? 

São perguntas que continuam sem resposta. 

Há alguns meses tenho realizado alguns esforços para entender as publicações maravilhosas nas redes sociais sobre o crescimento do turismo na cidade. São textos informando sobre a participação do município em eventos internacionais, chegada de turistas e vídeos falando sobre alguns pontos turísticos. 

Quando alguém publica algo desse tipo, deveria ao menos provar o que fala. Não com imagens de poucas partes, mas de toda a cidade. Santarém não é apenas orla, e Alter do Chão. 

Mais uma vez, gostaria de saber onde estão os turistas que a Secretaria de Turismo faz questão de afirmar que visitam a cidade. 

A última publicação que comentei foi a do blogueiro Emanuel Júlio Leite, que produziu um vídeo falando das belezas de Santarém, onde afirma que a cidade está maravilhosa, mostrando a orla, Alter do Chão e o Lago do Mapiri. Questionei sobre as ruas cheias de buraco, a população sofrendo com a falta de água. Minha intenção foi de alertar para as falsas propagandas sobre Santarém, que iludem os turistas. 

Tenho consciência do que digo, pois já recebi várias pessoas de fora, que tiveram contato com esse tipo de publicidade enganadora e ficaram totalmente decepcionados com o que encontraram. Ruas desfiguradas; lixo e sujeira em Alter do Chão, inclusive restos do último Sairé; nenhum suporte por parte do órgão público responsável pelo turismo e prédios históricos se dissolvendo na ignorância. 

Sempre fui um defensor de Santarém, divulgando a cidade por todos os lugares que visitei e para todos os amigos que tenho fora do país. Porém, hoje, não tenho o mesmo entusiasmo para falar desta terra espetacular que me acolheu. 

Quando luto por melhorias no turismo, luto também pela boa qualidade de vida do povo. 

Não! Não sou candidato a algum cargo eletivo. Sou apenas um morador de Santarém que não aceita uma cidade turística perder por falta de coragem e vergonha de alguns que se limitam a mostrar apenas o mínimo do pouco que fizeram, justamente para continuar enganando não só os turistas, mas os que vivem de fato na cidade. 

Aos que realmente amam Santarém, por favor, vamos falar mais um pouco de verdade. 

Ainda, gostaria, sim, de parabenizar a iniciativa de Emanuel Júlio Leite em fazer o vídeo para seu blog. Seria muito interessante que mais pessoas pudessem produzir vídeos mostrando o que Santarém pode oferecer. 

Elielson Rezende, professor em Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário