domingo, 1 de julho de 2012

UMA PERGUNTA DO BLOG DO JK PARA O MÉDICO MANOEL ALVARENGA

Dr. Manoel Bernardino Rêgo Alvarenga, o BLOG DO JK como defensor do povo gostaria de saber, se o senhor tem residência medica e titulo de especilização em Medicina Intensiva para trabalhar como intensivista na UTI do  Hospital Regional? Pois o blog ficou sabendo que sua especialidade é em endocrinologia, porém o senhor trabalha como intensivista nesse hospital.

Se o senhor não tiver a residência medica e o titulo de especialista em medicina intensiva, acaso o senhor está atendendo como intensivista no Regional?

Dr. Alvarenga, como Diretor Clinico do HRBA o senhor é responsável por fiscalizar o cumprimento do código de etica medica, e das resoluções do Conselho Federal de Medicina para garantir a segurança dos pacientes, o senhor acha etico que médicos sem habilitação legal atuem como especialistas e coloquem em risco a vida das pessoas?

São perguntas doutor e não afirmação, mas se o senhor não responder vamos acreditar no que foi informado a esse blog de que sua especialidade é endocrinologia, mas até esse mês de junho o senhor estaria atendendo como intensivista.

O BLOG DO JK está a disposição para a sua resposta

9 comentários:

  1. JK e o Dr.Edson Filho que se diz Neuro-Psiquiatra. Essa especialidade nem existe. Ou é neurologista, ou psiquiatra.Ele é mais um que não tem residencia. Quero ver vc questionar isso no blog.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que o Governador Jatene tem que chamar logo os médicos concursados para trabalhar no Regional, pois esses sim tem residência e titulo de especialista. Tem que acabar com esse problema de médico temporario e sem qualificação ficar ocupando as vagas de quem tem titulo de especialista e passou no concurso.

    ResponderExcluir
  3. Ei Juscelino, sabe por que o carneiro caga bolinha? Não sabe né... Tu não entendes nem de merda e vem querer entender de Medicina... Sempre foste um aluno abaixo da média, um beberrão, um irresponsável! por que não vais questionar as contas da prefeitura na administração do teu papai? Até pra ser blogueiro tem que ter competência e inteligência! Saiba que um médico pode atuar na área que quiser desde que tenha o conhecimento pra isso. Espero que ocupe o seu tempo com coisas relevantes e verídicas, já que tu te intitulas defensor do povo... Pra mim só queres defender teus interesses e aparecer pra daqui a pouco te candidatares a vereador, já que por meio do estudo não conseguiste chegar a lugar nenhum!

    ResponderExcluir
  4. DR.MANOEL ALVARENGA4 de julho de 2012 às 10:26

    Caro amigo Juscelino Campos, recebi inúmeros “conselhos” para que não respondesse ao seus questionamentos, pelo simples fato dos mesmos não terem fundamento. No entanto, nunca deixei de cumprir com minhas responsabilidades. Dessa forma, minha carreira profissional sempre foi pautada na ética , dedicação a minha profissão e principalmente respeito aos meus pacientes.
    Aproveito seu blog, para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais . Nasci em santarém no dia 22/10/1975 , filho de Manoel de Castro Alvarenga homem honesto e trabalhador, do interior de Prainha, e que com muito trabalho conseguiu estabilidade econômica que me proporcionou aos 8 anos de idade, depois de ter estudado até a segunda série em colégio público em Prainha, vir morar em Santarém.
    Sempre recebi forte apoio de minha mãe, Vanda do Carmo Rêgo Alvarenga, santarena e professora para que estudássemos (ambos viam o estudo como forma forma modificadora e garantidora de um futuro bom). Em Santarém, iniciei meus estudos no CAREQUINHA e passado alguns anos, fui estudar no colégio Dom Amando onde conclui meu segundo grau.
    Decidi fazer medicina e concorrendo com 3.184 estudantes, fui aprovado em segundo lugar no vestibular mais concorrido da UFPA.
    Após seis anos de noites infindas de estudos, me formei médico pela Universidade Federal do Pará- UFPA em 2001. Convocado pelo Exército servi como tenente médico do 8 BEC em 2002. Para seu conhecimento já aquela época, mesmo como médico recém – formado, poderia trabalhar em qualquer hospital como plantonista de qualquer área, modéstia parte, tinha conhecimento suficiente para tal.
    No entanto, minha vontade de adquirir mais conhecimento me levou a realizar concurso de Residência Médica para Medicina Interna no Hospital Barros Barreto e concorrendo com médicos de todo o Brasil, fui aprovado em 9 lugar, após dois anos adquirindo enorme conhecimentos em todas as áreas daquele respeitado Hospital ( UTI, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Infectologia, neurologia,endocrinologia, medicina de urgência ETC...) conclui minha residência em Medicina Interna. ( ressalto que já ao final do primeiro de residência , tal foi meu desempenho que fui convidado a trabalhar como plantonista na UTI do Hospital das Clínicas Gaspar Viana) Não aceitei pois tinha em mente novo concurso de residência médica.
    Em 2005, novamente concorrendo com médicos de todo o Brasil, fui aprovado em terceiro lugar em Endocrinologia, segundo lugar em Reumatologia e Neurologia nos estados em que prestei concurso. Optei pela endocrinologia e fiz residência médica na Fundação Hospitalar do Distrito Federal – Brasília -DF e novamente após mais dois anos conclui meus estudo.
    Agora sim, com conhecimento suficiente e mesmo com excelentes propostas de emprego em outros estados e no DF , retornei para Santarém.
    Em 2007, fui convidado pelo dr. Júlio César ( diretor técnico) a trabalhar no Hospital regional como plantonista da clínica médica , tendo sido indicado a chefia daquele setor. Logo em seguida, fui convidado a compor a equipe da UTI adulto e mais tardiamente fui contratado como endocrinologista.
    Em 2009, fui vice-diretor clínico e ocupei o cargo por dois mandatos. Esse ano fui eleito Diretor clínico tendo como vice o Dr. Alberto Tolentino.

    ResponderExcluir
  5. DR.MANOEL ALVARENGA4 de julho de 2012 às 10:28

    CONTINUAÇÃO ...
    Dito isso , saiba que em minha vida tudo foi conquistado com muito esforço e dedicação, na minha família não existiam médicos( hoje somos 03 filhos médicos), não pertenço a nenhum partido político, não tenho apadrinhamento político, e se hoje tenho um nome como referência na área médica em Santarém, tenha certeza que foi com muita dedicação e amor a minha profissão.
    Mas como você gosta de perguntas , faço o seguinte questionamento: qual o motivo de ataques a minha pessoa? Em artigo recente você me citou como marajá do HRBA. Na mente do povo marajá é aquele que ganha sem trabalhar, e meu amigo (seguindo o exemplo de meu pai ) trabalho muito, com dedicação e afinco , tento atender meus pacientes da mesma forma como gostaria que atendessem alguém da minha família. Portanto, marajá é ofensivo e não cabe como definição de minha pessoa.
    Mais recentemente fui informado (pois não tenho tempo nem de ver televisão) que seu blog publicou novamente um artigo com meu nome e fazendo insinuações que eu estaria trabalhando de forma irregular, anti-ética, pois não teria habilitação para trabalhar como plantonista da UTI.
    Caro amigo, dessa vez você foi inconsequente, pois você falou justamente o contrário daquilo que prego e tento fazer como profissional. Mas usando palavras parecidas com o que disse JESUS “ PAI PERDOA ELE NÃO SABE O QUE FAZ “, no seu caso nem o que fala . Eu te perdoo, pois infelizmente seu desconhecimento sobre medicina é total e como foi pedido por você estou respondendo suas pergunta. Sou plantonista da UTI do Hospital Regional e Municipal e estou respaldado pela resolução abaixo:

    RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
    A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do Art.11 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do Art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no D.O.U., de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 22 de fevereiro de 2010; adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino sua publicação:
    Art. 1º Ficam aprovados os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, nos termos desta Resolução.

    Recursos Humanos
    § 1º O Responsável Técnico deve ter título de especialista em Medicina Intensiva para responder por UTI Adulto;
    I - Médico diarista/rotineiro: 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino e vespertino, com título de especialista em Medicina Intensiva para atuação em UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica para atuação em UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia para atuação em UTI Neonatal;
    II - Médicos plantonistas: no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, em cada turno.
    OU SEJA, SOMENTE O RESPONSÁVEL TÉCNICO E O MÉDICO DIARISTA DA UTI NECESSITAM TER TÍTULO DE ESPECIALISTA. OS MÉDICO PLANTONISTAS PRECISAM TER CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA OFERECER O QUE HÁ DE MELHOR PARA ESSES PACIENTES. ALÉM DISSO, DEVIDO A COMPLEXIDADE DESSES PACIENTES É IMPORTANTE QUE TENHAMOS NA EQUIPE DA UTI, CARDIOLOGISTAS, NEFROLOGISTAS, ENDOCRINOLOGISTAS, CIRURGIÕES, PNEUMOLOGISTA ETC...
    Espero sinceramente que as próximas citações de meu nome sejam antes avaliadas cuidadosamente e que seus questionamentos/insinuações sejam antes precedidas de uma tomada de informações corretas , pois assim como meus pacientes, seus leitores merecem respeito e informações verídicas .
    UM ABRAÇO, DR. MANOEL ALVARENGA

    ResponderExcluir
  6. Ta ai tua resposta JK! Kkkkkkk
    parabens doutor alvarenga!
    Eu sei muito bem pelo que vc passou, estou vivendo o mesmo!
    Otima resposta, e um perfeito exemplo de ética em sua resposta
    Pena que existam pessoas leigas que se acham, ao questionar situaçoes das quais nao tem o minimo conhecimento!

    ResponderExcluir
  7. JK tem tanta coisa mais importante p se preocupar do que ficar enchendo o saco de quem trabalha honestamente, ganha seu dinheiro de forma ética e respeita o seu paciente...não entendo pq a implicância, se o Dr. Manoel Alvarenga é um médico responsável e que por sinal, como paciente, lhe pergunto se já tentou marcar alguma consulta com ele...?(espero que nunca precise...) por que para conseguir uma vaga não é muito fácil pq o consutório vive lotado...ou seja, se realmente não levasse a sério a medicina e o povo de stm, o Dr. Manoel estaria atendendo moscas...então lhe digo: lhe desejo muuuuiiitaaaa saúde para poder nunca precisar de uma consulta dele ou de repente de se internar num hospital no qual ele trabalha... ou melhor...seria até bom (CLARO NÃO DESEJANDO O MAL) pq só convinveno para se conhecer o respeito dele para com o povo de stsm....

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo "anônimo" , agradeço a você por pensar tanto em mim que não resistiu e me citou aqui nem sei porque ,afinal não tenho nada a ver com a reportagem.
    Mas apenas gostaria que você tivesse a coragem de dizer qualquer coisa pessoalmente a mim caso tenha algum questionamento a fazer. Porque caluniar sem mostrar a cara pra mim é coisa de covarde. Portanto seja homem e apareça.

    Edson Filho

    ResponderExcluir
  9. Como diz o caboclo : toma-lhe jk. Mexeu con o caboclo errado.kkkkk

    ResponderExcluir