quarta-feira, 19 de setembro de 2012

QUEM É O POVO?

Confesso que não entendo o nosso povo. O mesmo povo que lutou pela independência, que sonhou com a república, que instalou a democracia e que conquistou o direito ao voto, o direito de poder escolher livremente o representante que bem entender, e merecer.

Deixe-me explicar. Como que podemos usar a figura do ex-presidente Lula sabendo de tudo o que ele fez? Em pleno julgamento do Mensalão (julgamento que mudará a história da política brasileira), fechamos os nossos olhos a tudo que o PT do Lula fez, e pior, o idolatramos. O idolatramos apesar de todas as ações suspeitas realizadas pelo PT e seus aliados, que estão sendo julgadas e condenadas. Denúncias apontam, inclusive, que o ex-presidente seria o chefão do Mensalão e cuidava pessoalmente do pagamento de propinas a deputados aliados. Olha só, esse é o homem que o povo ama! Bom, se for comprovado, a hora dele vai chegar. E a corja dele (37 suspeitos) vai pagar pelo que fez, pelo menos é o que espero (não sei se o povo quer o mesmo).

Agora, pior do que isso, o povo condena o Jatene. Sabe por quê? Pelo simples fato de não ter apoiado o estado do Tapajós. Sinceramente, não consigo entender isso. Ora, qualquer um que estivesse na posição faria a mesma coisa, qualquer um, inclusive do PT. Ele não lutou contra a redivisão do Pará, apenas deu a sua opinião. Qualquer um tem direito a isso. Para se ter uma ideia, na própria região oeste a votação não foi unânime, posicionamentos contrários sempre existem. Caramba, os mensaleiros roubaram mais do que os nossos sonhos, roubaram nosso dinheiro e nossa dignidade. E ainda temos orgulho de ter uma candidata apoiada por ele?

Agora eis que surgem os papagaios de piratas, que pegam o bonde andando e se aproveitam da situação para arrecadar votos. Ou alguém viu a Lucineide militando pela criação do futuro estado? Bom, eu não vi, mas o povo deve ter visto. Nem mesmo a Maria do Carmo fez grande coisa. Nos seus posicionamentos, mostrava-se bastante apagada. Não acho que seja justo com o povo usar esse fato para arrecadar votos. Mais que injusto, é baixo. É falta de honra. Por que não apresenta as propostas, não faz campanha em cima do que fez. Todos reconhecem que, em determinados pontos, Santarém evoluiu. Aproveitem isso.

De maneira alguma estou apoiando Alexandre Von ou querendo o mal da Lucineide. Deixo claro isto. Não estou aqui para fazer campanha para qualquer um deles, até porque não votarei em nenhum dos dois. Só me pronunciei porque não aguentava mais ver, ler e ouvir tantas besteiras e apelos emocionais em cima da ferida dos Santarenos. Como disse certa vez Martin Luther King, "o que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons". De fato isto é preocupante. Como pode esse pessoal do PT se julgar tão acima dos demais, acusar tanta gente de tanta coisa, se, no fundo, são bem piores do que os que acusam? Está na hora das pessoas serem valorizadas, acima de qualquer outra coisa.

Vamos olhar à nossa volta. Prestem atenção. Nossa cidade está, literalmente, acabada. Não temos o primordial. Não temos o básico. Carecemos, minha gente, de tudo! Não temos Saúde Pública; Saneamento Básico, será que é normal uma cidade localizada na maior bacia hidrográfica do mundo não ter água encanada e jogar o esgoto na rua?; Infraestrutura, não temos nenhuma rua em perfeito estado de conservação. As poucas ruas asfaltadas estão em completo abandono. Só é feito serviço sem qualidade, podem prestar atenção. Todas as ruas têm buraco, até mesmo as mais recentes, jogando dinheiro público fora. Não temos calçadas, não temos acessibilidade; e por aí vai... Agora tentar esconder tudo isso só porque o governador não quis a redivisão territorial? Vamos comparar, o que é mais importante?

A solução não é criar outro estado, a solução não é esperar que, como por encanto, os nossos sumam de uma vez. A solução é pensar direito em quem eleger. Acredito que podemos mais. Acredito que, por toda a história do nosso país, do nosso estado e de nosso município, merecemos mais. Não precisamos chorar miséria, nem nos contentar com migalhas.

Daniel Lima

4 comentários:

  1. Blá blá blá. Enquanto vc se preocupa em defender o governador do PSDB, Jatene, que ferrou com o sonho maior do Tapajós, esquece de agradecer ao Lula o resgate de milhões de brasileiros da extrema pobreza. Como vc é de Santarém, dá pra imaginar que alguma coisa vc está ganhando pra defender o indefensável. Se o Lula cometeu algum crime deve pagar mas não é vc quem o acusará e o sentenciará em rito sumário. Isso será feito pela Justiça brasileira. Quanto ao seu protegido, aliado do governador, representante dele em Santarém, o Von, vai levar uma derrota nas urnas para amargar o passo errado de se juntar a um governador vaidoso, burro e desleal que gastou mais de 15 milhões do nosso dinehiro pra tentar enterrar o sonho de criarmos o Tapajós. Vc, não sei se é jornalista ou um curioso, deveria ter mais responsabilidade social com o seus leitores e parar de enganá-los. Jornalista sério sabe muito bem que eleger aliado do governador significa atrasar mais ainda a divisão do Estado que virá, de qualquer maneira virá. Tomara que seus leitores tenham o discernimento para saber que o que vc escreveu não é a verdade. Diga pra eles o percentual do orçamento do estado que este governador manda pra região do Tapajós. Mostre pra eles que só recebemos esmolas do Jatene e de esmolas estamos fartos. Derrota para o seu Jatene e o representante dele em Santarém e em todas as cidades do Carajás e do Tapajós é o que desejamos.

    ResponderExcluir
  2. Daniel Lima, não sei se seu nome realmente é esse, mas sempre admirei as pessoas com capacidade de discernir o que é certo e o que é errado, vossas palavras foram inspiradas em conhecimentos muito além dos que pensam os Ptralhas brasileiros e santarenos. São palavras sábias, que o povo não pode sofrer mais 04 anos nas mãos dessa corgia que pensa, que são seres superiores e que podem tudo. Suas palavras verdadeiras deveriam chegar no povo que realmente se leva por mentiras e farsas. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, entendo a sua revolta. Tem todo o direito de protestar. Mas não retiro nem sequer uma letra do que escrevi. Com certeza a o Lula será julgado, até porque não tem mais como esconder as suas ações. Aquela de que “eu não sabia” já não se sustenta. Só para informá-lo, o relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, afirmou ontem que R$ 55 MILHÕES foram usados pelo PT para compra de apoio político durante o primeiro mandato do governo Lula. Veja só, R$ 55 MILHÕES!!!

    Agora você me diz que é mais honroso ter o apoio deste homem do que do Simão Jatene? Ora, anônimo, aposto quanto você quiser, que se fosse a Ana Júlia ou qualquer outro do PT ou de qualquer outro partido, a posição seria a mesma.

    O que eu quero dizer é que o estado do Tapajós não é a solução para os nossos problemas. Isso é politicagem, é conversa para boi dormir. É só para arrecadar votos. (A propósito, não vi militância da Lucineide na causa). A solução para nossa cidade é ter, de fato, alguém que nos respeite, e trabalhe em favor da população, e não em favor do próprio interesse. Quem tenta me iludir não merece meu voto.

    Como escrevi, NÃO APÓIO O ALEXANDRE VON, NEM VOTAREI NELE (também não escolherei a Lucineide). Só me pronunciei porque acho uma falta de vergonha usar o argumento da criação do Tapajós para justificar o governo medíocre realizado pela Maria do Carmo.

    Ah, de fato não precisamos de migalhas, concordo absolutamente com você. Então vamos mudar isso, colocando alguém que construa uma nova realidade. Afinal, quem gosta de obter votos em troca de esmolas, é o partido que você, anônimo, defende.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que os aloprados representam o PT é demais. Que os mensaleiros peguem caro pelo que fizeram é o que desejo. Mas não podemos generalizar. Espero que Santarém não vote no Poder estabelecido e subserviente ao governador explorador do Tapajós e do Carajás. Espero que a cidade vote no novo. Vamos em frente por que quem anda pra trás é carangueijo.

      Excluir