quinta-feira, 7 de março de 2013

CAIU: SUSIPE EXONERA DIRETOR DO PRESIDIO DE CUCURUNÃ EM SANTARÉM

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) oficializou no final da manhã desta quinta-feira (7), o afastamento do diretor do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã), em Santarém.

Segundo a Susipe, o coronel Walter Martins dos Santos pediu 30 dias de férias. Neste período de ausência, a direção da Penitenciária de Cucurunã ficará sob o comando do atual diretor da Central de Triagem da Cidade Nova, em Ananindeua, Anderson de Souza Palheta.

Assassinato, rebelião e fuga em Cucurunã

Desde o início deste ano a Penitenciária de Cucurunã ganhou destaque na mídia devido as várias ocorrências registradas.

Em janeiro, foi registrado um princípio de motim. Detentos serraram grades na tentativa de fugir. Os agentes penitenciários revistaram as celas e encontraram vários estoques.

No mesmo mês, o preso Roney Pereira, conhecido pelo apelido de ‘Nego do Jutaí’ conseguiu fugir. Ele foi recapturado no dia seguinte após a população fazer o reconhecimento.

No dia 15 de fevereiro, o detento Erlan Rego do Nascimento matou Marioney da Silva Pereira, com golpes de estoque dentro do Centro de Recuperação. Ele confessou o assassinato.

No dia 21 de fevereiro, uma vistoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Santarém, que investigou denúncias de irregularidades dentro da casa penal, foi marcada por um princípio de rebelião em um dos pavilhões. Os detentos colocaram fogo em colchões e tentaram quebrar grades. O Grupo Tático Operacional, que estava fazendo a vistoria de rotina, conteve a situação.

A situação mais recente foi mais uma fuga. O detento Jorge Luís Sousa que cumpria pena por cometer um homicídio em Manaus, pulou o muro de segurança e correu para dentro da mata que fica ao redor do complexo. Ele ainda está foragido.

Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário