quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PÂNICO NA UFOPA: "PANE EM ELEVADOR DEIXA ALUNOS DESESPERADOS POR MAIS DE 20 MINUTOS PEDINDO SOCORRO"

Estudantes passaram mais de 20 minutos dentro
do elevador

Um elevador da Universidade Federal do Pará (Ufopa), campus Rondon, em Santarém, oeste do Pará, apresentou uma pane, na tarde desta terça-feira (28). Três pessoas estavam dentro do equipamento no momento do ocorrido, duas acadêmicas e um funcionário, sendo que uma das estudantes passou mal, com problemas de pressão. De acordo com acadêmicas, o socorro demorou e elas passaram mais de 20 minutos dentro do elevador.

Segundo a estudante Kelly Cristina, de 37 anos, o elevador parou entre o térreo e o primeiro andar. “Tentamos apertar nos botões e logo depois ligamos a sirene. O funcionário ligou para um outro funcionário vir. Ele veio e ligou para um rapaz vir ajeitar o elevador e ficamos esperando. Ele (o funcionário que foi socorrer) deixou a porta aberta, porque vai ficando sufocante lá dentro. Logo no começo eu fiquei calma, pois o funcionário estava com a gente e disse que iam chamar o técnico, mas que ia demorar um pouco, depois eu fui ficando meio assustada”.

Conforme a acadêmica Solânia Reis, de 47 anos, eles solicitaram ajuda, apertando o alarme do elevador, mas só foram atendidos após o funcionário, que também estava dentro do equipamento, ligar para outro servidor. “O alarme que tem lá serve para quê? Porque ninguém veio socorrer. Foi porque o funcionário ligou que veio alguém, mas quem tirou a gente de lá foi um colega. Fui para o hospital com a pressão alta, fiquei em choque, pois saímos de lá sem nenhuma segurança, com a ajuda do colega que pegou uma cadeira para sairmos, correndo o risco de o elevador despencar”.

Falta de ascensorista

Segundo estudantes, não é a primeira vez que acontece esse tipo de problema na instituição. Para a acadêmica Maria Auxiliadora, de 52 anos, a presença de um ascensorista no elevador pode evitar problemas. De acordo com ela, alguns alunos fazem mau uso do equipamento.

“Não estou aqui para denunciar, mas para fazer um alerta, porque é importante ter um ascensorista. Há três semanas eu entrei no elevador e entrou um monte de adolescentes comigo e no momento que o elevador descia, alguém metia a perna e o elevador parava. Parou umas quatro vezes e era o maior grito dentro do elevador e eu dentro, fiquei na minha. Quando eu saí, eu denunciei para um funcionário. Eu disse para prestarem mais atenção, porque podia acontecer algum problema. Sabe lá quantas vezes acontece algazarra dentro desse elevador, então é importante ter alguém para auxiliar”, relatou Maria Auxiliadora.

“Não tem ascensorista. Seria importante ter alguém para tomar contar do elevador”, reforçou Kelly Cristina, uma das estudantes que ficou presa no elevador, na tarde desta terça-feira.

Problema aconteceu devido queda de energia

A assessoria de comunicação da Ufopa esclareceu que a parada do elevador aconteceu devido a uma queda de energia, que durou aproximadamente dez minutos. A instituição confirmou que três pessoas estavam dentro do elevador no momento do ocorrido e informou que ninguém ficou ferido.

De acordo com a Ufopa, a empresa Ergos Elevadores, responsável pela instalação foi acionada imediatamente e solucionou o problema. A Ufopa também ressaltou que os elevadores são novos e estão na garantia.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário