Câmara Municipal de Santarém
TEMPO DAS BANCADAS E LIDERANÇAS
(Veja quem usou a Tribuna para falar ao povo)
Vereador Emir Aguiar (PR): Parabenizou o vereador Paulo Gasolina pela articulação da audiência pública sobre o TFD, mais lamentou a ausência da Secretária de saúde de Santarém que não compareceu no evento. Muitos secretários alegaram que Santarém fecha convênios e serviços sem ter a devida estrutura, seguiu registrando que agora em março deve acontecer à prestação de contas de 2013 e ainda no final do mês pelas promessas inicia o funcionamento da UPA.
Vereadora Ivete Bastos (PT): Abordou alguns temas, mais iniciou debatendo sobre a região do Arapiuns onde teve oportunidade de dialogar e ouvir as lideranças daquela localidade. Ressalta que desde 2005 essa região começou a ser explorada com a extração de madeira, sobre esse assunto fica indignada e preocupada com a ideia de que há legalização e plano de manejo, mais nunca presenciou sequer uma fiscalização. Enquanto isso o Rio Arapiuns começa apresentar a poluição e outros problemas decorrentes a retirada constante de madeira. Outra demanda que foi solicitada são as ações de cidadania que precisam urgentemente chegar ao Arapiuns porque muitas crianças não tem sequer o registro de nascimento, entre outras documentações básicas para resolução. Encerrou citando o obstáculo vivenciado na saúde, pois não há um agente para os devidos atendimentos.
Vereadora Marcela Tolentino (SDD): Obteve a informação da morte do carnavalesco conhecido como “Mundico” que contribuiu tanto para cultura de nossa região e solicita que esta casa envie uma moção de pesar pela perda deste santareno. Fez comentários sobre a audiência realizada ontem, relacionou os problemas na saúde regional e espera realmente que todos pressionem o governo federal para pedir maiores investimentos. Ainda sobre saúde informou que a comissão vai visitar a UEASBA que atende muitas pessoas e que agora passa por dificuldades em termos de estrutura e falta de material, ontem o diário oficial publicou que a Sespa é responsável de assumir este centro de referencia. Relembra a parceria que existia com a UEPA onde na época existia a esperança de mudanças, mais por falta de uma administração isso não aconteceu. Pediu união de toda casa para que abrace essa luta em prol de melhorias para saúde pública, pois Santarém espera por essa mudança.
Vereador Henderson Pinto (DEM): Registrou em seu tempo de liderança sobre a reunião ocorrida ontem no bairro Mapiri de 9:00 ate as 15:30, as discussões encaminharam para as devidas solicitações de saúde, infraestrutura, educação, esporte, cultura entre outros. Agradeceu ao governo municipal e parabenizou as lideranças daquela área que conduziram de forma organizada as demandas, algumas decisões foram encaminhadas como a construção de um posto de saúde, ampliação das escolas municipais, a construção de uma UMEI e a melhoria da pavimentação asfáltica. Finaliza lembrando o primeiro encontro regional de vereadores do Oeste do Pará que acontece na próxima sexta-feira as 9:00h neste plenário.
Vereador Rogélio Cebuliski (PSB): Neste dia falou sobre as inaugurações municipais e divulgou a agenda correspondente para esta semana onde as 17:30 será inaugurado o pronto atendimento no bairro Santarenzinho e sua instalação deve beneficiar os moradores daquela grande área. Segue convidando a base do governo para sexta feira comparecer na Comunidade das Lavras que receberá uma nova ponte de acesso e no sábado a Comunidade de São Pedro será beneficiada também com entregas. Durante o sábado o bairro São Cristóvão e Novo Horizonte vão ser comtemplados com os alimentos fornecidos pelo PAA.
Vereador Luiz Alberto (PP): Declarou que vai encaminhar para mesa diretora alguns trabalhos e pede apoio para aprovação desta indicação, em breve palavras resumiu o objetivo deste projeto que visa a implantação de uma casa de apoio e assistência para pessoas ribeirinhas e justifica que é necessário esta assistência para aqueles que vem das comunidades de rios principalmente para tratamentos. Ainda encaminha o requerimento ao executivo no sentido de viabilizar uma linha de todos os ônibus para realizar o trajeto até o shopping. Encerrou com o pedido de um cais de arrimo para Comunidade Ponta de Pedras.
Vereador Dayan Serique (PPS): Durante seu discurso destacou a importância da Câmara de Santarém no âmbito regional que conduziu os debates sobre a saúde pública na região Oeste do estado, lamenta que representações estaduais e federais não estivessem nessas discussões. Comentou o problema que esta ocorrendo no Detran, sendo lamentável a situação que este órgão enfrenta e prejudica a população que utiliza constantemente o serviço.
Vereador Marcilio Cabral (PMN): Utilizou a tribuna para relatar a situação sobre o tratamento de pacientes que precisam de internação para hemodiálise, comenta a realidade vivenciada no hospital municipal que realiza quatro sessões de hemodiálise. Relembrou quando fazia as sessões durante o seu tratamento e que eram realizadas em dois turnos. Com o aumento dessas demandas e as poucas maquinas disponíveis, os serviços não conseguem suprir os atendimentos. O vereador continua na luta para que o serviço de transplante seja implantado em nosso município, mais até o momento vive recebendo diversas justificativas, com isso as pessoas em tratamento não conseguem sentir motivação para seguir as sessões. Encerrou reforçando as ações do dia mundial do RIM que ocorrem neste dia 13 de março.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Comentou sobre a audiência pública para tratar sobre o conselho do contribuinte onde as discussões continuam sem êxito, seguiu falando que recebeu informações sobre alguns contribuintes indignados com o aumento do IPTU onde as taxas cobradas estão maiores neste ano. Sugere que essas pessoas penalizadas reivindiquem seus direitos cobrando do governo explicações a respeito da situação vivenciada, não concorda com esse desrespeito. Outra falha está relacionada com a falta das atualizações do portal transparência, reclama porque este governo não esta cumprindo com o verdadeiro papel de gestão, onde falta informação a todo instante. Encerrou com alguns questionamentos referentes à SEMINFRA e ainda afirma que esse governo é sereno mais é ditador onde o nepotismo impera. Relembra o convite para o encontro de vereadores e defendeu a necessidade da capacitação do parlamento.
Ageise Navarro
ASCON (Assessoria de Comunicação da Câmara)
E os outros vereadores não falaram nada ou não estavam na sessão como
ResponderExcluirNEI SANTANA / SILVIO AMORIM / RONAM ETC ..... , SÓ RECEBEM