Marco Aurélio Dolzane do Couto
Poder Executivo
Prefeitura Municipal de Juruti
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
A Prefeitura Municipal de Juruti, nas pessoas do prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto (PSD) e vice-prefeito Jonas Morais (PT), vem de público, em nome da população de Juruti, declarar seu REPÚDIO ao vandalismo praticado por um grupo de pessoas ligadas ao movimento realizado pela Acorjuve nos dias 13 e 14 de maio, que culminou com a depredação das portas e janelas de vidro do prédio da Prefeitura Municipal.
A Prefeitura acredita que atos de vandalismo, agressões verbais e físicas praticados por membros desse movimento aqui e em Juruti Velho, devem sempre ser eliminados de um movimento social sério, pluralista e respeitoso.
A Prefeitura acredita e defende a liberdade de expressão, acredita que toda manifestação pacífica feita pelos meios institucionalmente disponíveis é válida e deve ser incentivada, mas não considera que atos contra o patrimônio público, especialmente a sede da Prefeitura, que é um órgão mantido com o dinheiro do povo, sofra esse tipo de agressão.
Lamentamos profundamente que algumas pessoas em pleno século XXI ainda usem da truculência para tentar conseguir seus objetivos pessoais em detrimento do sofrimento alheio, inclusive submetendo crianças e idosos a situações deprimentes e de risco. Tais formas de intimidação e violência precisam ser combatidas, especialmente para que nossos munícipes se sintam seguros de morar numa cidade onde possam ir e vir sem medo de sofrer violência.
Ao mesmo tempo a Prefeitura de Juruti, apresenta SOLIDARIEDADE às pessoas que se sentiram prejudicadas, lesadas e violentadas por integrantes desse movimento pela forma como seus membros, coordenados pela Acorjuve, adentraram a locais públicos e privados, como a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Quartel da Polícia Militar, Hospital 9 de Abril de responsabilidade da Alcoa, entre outros, intimidando e agredindo pessoas trabalhadoras.
Diante da gravidade dos fatos acima relacionados esta Prefeitura Municipal soma sua voz à das pessoas de bem deste município e pede a apuração rigorosa dos fatos por parte das autoridades competentes a fim de reestabelecer a paz e a tranquilidade em nosso município e responsabilizar os culpados.
A Prefeitura esclarece ainda que em nenhum momento deixou de dialogar com o movimento supra citado, prova disso é que recebeu uma comissão no dia 13 no gabinete da presidência da Câmara e aguardou durante toda a manhã do dia 14 para uma nova reunião na qual os membros do movimento não compareceram.
A Prefeitura informa ainda que todas as reivindicações feitas pelo movimento, como saúde, estradas, transporte escolar, educação, etc, estão contempladas em seu plano de metas e estão em pleno funcionamento, não vendo portanto, motivos óbvios para uma manifestação com tanta violência.
Afirmamos nossa determinação de continuar com os compromissos assumidos com a população de Juruti na busca incessante de melhorias da qualidade de vida de nosso povo, bem como ratificamos nosso desejo de manter parcerias com todos os movimentos sociais que lutam pela dignidade da pessoa humana e por relações efetivamente democráticas e respeitosas na nossa sociedade. Digamos NÃO às tentativas vãs de quem quer violentar o patrimônio público para tentar justificar suas ações.
Marco Aurélio Dolzane do Couto
Prefeito Municipal
Jonas Morais Cativo
Vice-Prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário