Maria Anita com seu pai e sua mãe
Maria Anita Machado Freire, de 1 ano e dois meses, foi apresentada como a doadora do manto que irá cobrir a imagem de Nossa Senhora da Conceição durante o Círio deste ano em Santarém. A apresentação do manto foi feita na noite de domingo (9), na Igreja Matriz.
Tradicionalmente, a peça é doada por algum pagador de promessa, como é o caso de Anita. A criança nasceu com problemas de saúde, recebeu a cura depois que a mãe prometeu que, se a menina recebesse a graça, ela doaria o manto que veste a imagem da santa. Ela é a terceira doadora da família freire.
O manto foi feito em marfim, trabalhado com dourados, pedrarias, stras, lantejoulas e, no centro, um bordado com “M” de Maria. “Quando vieram falar comigo, não estava bem de saúde, mas Nossa Senhora me deu uma força que eu consegui finalizar o manto com muito carinho”, declarou a estilista Terezinha Xabregas.
A peça encantou os fiéis que participaram da apresentação durante a missa na catedral.
Segundo o padre Sidney Canto, o uso do manto da imagem de Nossa Senhora no círio começou em 1922. Desde essa época, os fiéis fazem questão de doar a vestimenta. “É um presente que se dá para que Nossa Senhora possa sair ao Círio um pouco mais bonita. Não só o manto, como as pessoas doam cabelo, o terço que ela usa. São objetos de devoção”, explicou.
Já há fila de espera para doação. "Temos famílias inscritas até 2019. Geralmente acontece de alguém mudar de endereço ou até desistir por não ter tempo hábil para fazer e vamos passando à família seguinte para fazer a doação", explicou o coordenador do Cìrio, Gilberto Dinelly.
Para esta terça-feira (11), está programada a entrega da corda do Círio das Crianças, às 18h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
JK com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário