quarta-feira, 22 de novembro de 2017

IMPASSE NAS NEGOCIAÇÕES COM A CELPA NA BUSCA DE ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ALENQUER QUE EXIGEM A ENERGIA RURAL, MANTÉM A PA-254 INTERDITADA. DEPUTADO AIRTON FALEIRO É UM DOS INTERMEDIADORES DAS NEGOCIAÇÕES

Deputado Airton faleiro, é um 
dos intermediadores das negociações

Ontem pela manhã (21/11/17), houve a primeira rodada de negociação com a Celpa na busca de atendimento das reivindicações dos agricultores do município de Alenquer, que ocupam a rodovia PA-254 exigindo Energia Rural.

O Deputado Airton Faleiro, um dos intermediadores das negociações, Informou que, até então, não se avançou no atendimento da pauta de reivindicação dos agricultores.

Segundo o parlamentar, a Celpa afirma que das quatro mil famílias rurais do município, pouco mais de mil foram atendidas pela Programa Luz Para Todos e que as demais não estão incluídas na Sexta Tranche (contrato), aprovado pelo Comitê Gestor do Programa no estado do Pará.

Outro fator que joga contra atender as reivindicações é a falta de tempo, pois em 2018 é o encerramento do Programa Luz para Todos.

Depois de muitas conversas ficou como indicativo novas rodadas de conversações e a Celpa se comprometeu em apresentar o orçamento de custos para atender as famílias de Alenquer.

O deputado sinaliza alternativas para resolver o impasse antes do calendário da universalização que só será no ano de 2019. "Temos algumas alternativas para atender estas família. Uma delas e o Comitê Gestor do Programa Luz Para Todos no Pará ajustar o Sexto Contrato (Tranche) incluindo estas família. A Outra é o Ministério de Minas e Energia destinar recursos para contrato especial para a Calha Norte. Ainda temos uma terceira que é negociar com o Governo do Estado para estas famílias serem atendidas com recursos do PIS (Programa de Integração Social)", afirma o parlamentar.

Faleiro aponta como solução de médio prazo para as mais de 140 mil famílias ainda não atendidas no Pará um novo Decreto Presidencial prorrogando O Programa Luz Para Todos. "Podemos encontrar soluções emergências como as que indiquei acima, mas o mais importante para todas as famílias não contempladas até agora é a prorrogação do Luz Para Todos, pois se esperar pela universalização tem três problemas: vai demorar muito, o custo é muito alto e vai ser imbuído na conta dos consumidores que já estão pagando um absurdo na tarifa de energia", disse Faleiro.

Ao mesmo tempo em que corria as negociações na Celpa, em Belém, com representantes da Alepa, deputados Dirceu Ten Caten e Airton Faleiro, representantes da Fatagri, AMUCAM e Vereadores, o Prefeito do Município de Alenquer, Frei Juraci, mantinha contato e articulava em Brasília com a bancada federal do Pará e com o governo federal.

Ascom/Deputado Airton Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário