terça-feira, 17 de abril de 2018

PRESIDENTE DA FAMEP REPRESENTA REGIÃO NORTE EM ENCONTRO NA BOLÍVIA. NÉLIO AGUIAR QUE TAMBÉM É PREFEITO DE SANTARÉM, PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DE APRENDIZAGEM DAS CIDADES DA REGIÃO AMAZÔNICA

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, 
participa do 1º Encontro de Aprendizagem das 
Cidades da Região Amazônica

O município de Santarém é a região Norte no 1º Encontro de Aprendizagem das Cidades da Região Amazônica. O evento internacional, que iniciou hoje e segue até quarta-feira, 18, está sendo realizado em Riberalta, na Bolívia. O prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Nélio Aguiar, representa região Norte encaminhado pela da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que está arcando com todos os custos da representação no evento.

O prefeito Nélio Aguiar já discursou na mesa de abertura do Encontro, cujo tema central é "Cidades amazônicas, políticas e projetos para cidades pequenas e médias da região Amazônica". Os debates e diálogos seguem juntos aos gestores de cidades de países como Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, sobre a realidade das cidades amazônicas. O objetivo é construir uma rede de cooperação e aprendizagem entre os gestores locais envolvidos com a temática. Essa interação deverá resultar na construção de políticas públicas para os Municípios da região e, por conseguinte, um ambiente favorável ao desenvolvimento local.

Em sua apresentação, o prefeito de Santarém e presidente da Famep alertou sobre a mudança que vem acontecendo no perfil dos municípios da Amazônia. "A população das cidades estão crescendo constantemente e, junto com isso, acontece também o aumento das demandas para a realização de obras de infraestrutura urbana, além de diversos problemas comuns como falta de saneamento básico", disse Nélio Aguiar.

O gestor questionou ainda sobre o modelo ultrapassado para exploração de riquezas. "Temos que buscar o desenvolvimento sustentável e mudar o antigo modelo de exploração das riquezas da Amazônia, onde poucos benefícios ficam à população. Se os países de primeiro mundo se preocupam realmente com a nossa região, poderiam financiar e nos transferir novas tecnologias de tratamento de esgoto, resíduos sólidos e energia fotovoltaica", finalizou Aguiar.

Encontro - O evento é organizado pela Federação Latino­americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), a Associação Boliviana de Municípios (AMB), a Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e a organização internacional The Amazon Conservation Team (ACT), em tradução livre, Time de Conservação da Amazônia. Também há o apoio do governo nacional e de associações municipalistas da Bolívia.

Com informações da Ascom/Famep

Alailson Muniz, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário