segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SAMU TERÁ REFORÇO DA PM EM ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIAS EM ÁREAS CONSIDERADAS PERIGOSAS. UM ENFERMEIRO FOI AGREDIDO NA MADRUGADA DO ÚLTIMO DOMINGO QUANDO FOI ATENDER A OCORRÊNCIA NA ROTATÓRIA DA AVENIDA FERNANDO GUILHON

Acidente ocorreu durante a madrugada de domingo e deixou três feridos gravemente

A partir de agora, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Santarém, no oeste do Pará, vão contar com o apoio da Polícia Militar para atender ocorrências em áreas consideradas perigosas. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (19), após uma reunião envolvendo representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Samu, do Núcleo Integrado de Operações Policiais (Niop) e Polícia Militar. A agressão sofrida por um enfermeiro durante o atendimento às vítimas do acidente ocorrido na madrugada de domingo (18), no trevo da rodovia estadual Dr. Everaldo Martins com a Fernando Guilhon, que que deixou pelo menos três pessoas gravemente feridas, motivou a reunião de emergência para tratar da segurança dos socorristas em situações como estas, quando populares colocaram em risco a vida dos servidores do Samu e por pouco não comprometeram o socorro médico aos feridos no grave acidente. 

O coronel Héldson Tomaso, comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR-I), disse que a PM agora dará todo o apoio às equipes socorristas nos chamados em locais perigosos ou com grande aglomeração de pessoas. O objetivo da medida é salvaguardar a integridade física desses profissionais que estão ali para salvar vidas. 

O enfermeiro Josiel Colares, coordenador do Samu, aprovou a decisão. Ele lembrou que o caso ocorrido na madrugada de domingo não foi o primeiro em que uma equipe é alvo de agressão ou ameaça. “Nossa equipe chegou ao local, e os ânimos estavam bastante exaltados. Estávamos com duas viaturas no plantão, que atendiam uma vítima de infarto e um acidente de trânsito no cruzamento da avenida Moaçara com a rodovia BR-163. As pessoas estavam muito nervosas por causa das condições do acidente, o que é natural. Mas a agressão ao profissional que está ali pra socorrer as vítimas não se justifica”, disse o coordenador do Samu.

Equipes do Samu terão apoio da Polícia Militar a partir de agora 

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário