quarta-feira, 17 de abril de 2019

O BLOG PARABENIZA E APLAUDE DE PÉ ESSE PROJETO. ESCOLAS D'ÁGUA REALIZAM CANOAGEM ECOLÓGICA E NÃO TEM ONDE DESPEJAR TANTO LIXO RECOLHIDO DO RIO AMAZONAS. MAIS DE 200 PESSOAS, ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS ESTÃO ENVOLVIDAS NESTA AÇÃO

Alguns dos colaboradores do projeto

As escolas D'Água Nossa Senhora do Livramento, da comunidade de Saracura, e a Escola Santana da comunidade de Arapemã, na região de várzea, realizaram, hoje, um projeto chamado Canoagem Ecológica, com o objetivo de coletar a maior quantidade possível de lixo do rio Amazonas.

Mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e lideranças comunitárias foram envolvidos nessas duas ações nas comunidades. Eles retiraram muito lixo do Rio e querem dá o destino correto aos resíduos coletados.

Foi solicitado para tanto, o apoio da Prefeitura, através da SEMINFRA, para que concedaum caminhão de lixo para vim resgatar o material que a comunidade foi deixar de barco no cais de Santarém, na orla do Uruará.

O pedido foi aceito e o Gestor de Residuos da SEMINFRA, Sr. José Palheta, informou que vai encaminhar uma caçamba para retirar o lixo do local. Uma vez que existe muito entulho e o caminhão compactador não pode ir devido a esse motivo. 

A Canoagem Ecológica é uma iniciativa das próprias escolas. Começou na comunidade de Arapemã e foi reaplicada em Saracura. Reflete os pilares temas do programa Escola D'Agua, desenvolvido em 45 Escolas das regiões da Várzea, do Arapiuns, do Arapixuna, do Tapajós, e da Zona Urbana de Santarém. 

Os pilares do programa Escola D'Água são: acesso a água potável; educação para o uso sustentável da água; saneamento, saúde e higiente. 

O projeto Canoagem Ecológica é uma ação positiva a favor da limpeza e preservação do meio, em especial, das águas do Rio Amazonas. Um exemplo a ser seguido por outras comunidades e que, neste momento, aguarda apenas o transporte da SEMINFRA para se concluir as atividades com mais êxito .

No entanto, as comunidades chamam a atenção para a necessidade de existir uma coleta de lixo nas Escolas da Várzea. Pois, todo este lixo foi retirado das margens e do fundo do rio.




JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário