domingo, 30 de junho de 2019

UMA GRANDE CONQUISTA PRA REGIÃO RIBEIRINHA DE SANTARÉM. PREFEITO NÉLIO INAUGURA MODERNA E EQUIPADA UNIDADE DE SAÚDE FLUVIAL, QUE VAI ATENDER 77 COMUNIDADES ÀS MARGENS DO RIO AMAZONAS. UNIDADE FOI PROJETADA E CONSTRUÍDA NO ESTALEIRO NAVAL GAMBOA EM SANTARÉM

Unidade vai atender 77 comunidades localizadas às margens do rio Amazonas

Um marco na história da saúde em Santarém. Assim foi definido o dia de hoje, 29 de junho, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros, ainda como parte de programação de aniversário dos 358 anos da cidade.

A solenidade de entrega da embarcação pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorreu no elevado da Praça da Matriz na manhã deste sábado (29) e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de saúde Dayane Lima, de vereadores, de representantes do governo do Estado, representantes de comunidades ribeirinhas, colaboradores da saúde e população em geral.

A festa pela entrega da embarcação que leva o nome do Dr. Ailton Barros contou com a participação de profissionais da saúde que trabalharam com ele, além da leitura de uma carta da família do médico e pronunciamento de autoridades que destacaram os relevantes serviços prestados ao município. Houve ainda apresentação de carimbó, leitura de cordel, paródia e música.

O prefeito Nélio Aguiar, que também atuou como médico na gestão de Ailton Barros à frente da Secretaria de Saúde, destacou o legado deixado por ele. "Durante o aniversário da cidade, tivemos a oportunidade de fazer a entrega de diversas obras importantes para Santarém, obras que o nosso povo realmente merece. Mas de todas elas, a que mais me emocionou foi a entrega dessa unidade de saúde fluvial, por dois motivos: começamos com o barco Netinho que virou política nacional, com berço em Santarém, graças ao que Ailton Barros e sua equipe fizeram no passado e agora com a entrega dessa UBS fluvial que é só nossa, é de Santarém, preparada para prestar o melhor atendimento à nossa população ribeirinha que tanto precisa. O segundo motivo é fazer justiça com um homem que fez praticamente tudo pela saúde pública em Santarém e passou 16 anos sem que nenhuma autoridade tenha prestado a devida homenagem a ele", avaliou o prefeito Nélio Aguiar.

Segundo a secretária de saúde Dayane Lima, a UBSF Ailton Barros vai atender 77 comunidades localizadas às margens do rio Amazonas, nas regiões do Ituqui, Aritapera, Arapixuna, Tapará e Lago Grande, sendo que a primeira viagem está programada para o mês de agosto. Em seu pronunciamento, ela agradeceu o esforço de todos na entrega da embarcação e destacou a importância da Unidade para a saúde ribeirinha. "A história da saúde da população ribeirinha vai mudar. Vamos fazer uma mudança na saúde assim como o Dr. Ailton Barros fez. Vamos levar atendimento médico e odontológico para a população ribeirinha que precisa e vamos trabalhar mais e mais, pois o atendimento de saúde é necessário e não podemos parar de avançar", ressaltou Dayane que informou ainda que no mês de julho a Prefeitura, através da Semsa, fará a entrega de mais duas ambulâncias beneficiando as comunidades ribeirinhas de Vila Socorro e Vila Curuai (Lago Grande).

A representante da comunidade de Cabeça D'onça, região do Aritapera, senhora Gilda Azevedo, ponderou que a embarcação será de grande importância para o atendimento à saúde das pessoas que moram distantes da cidade. "É com muita alegria que as nossas comunidades vão receber os serviços dessa embarcação. Só quem mora distante sabe a dificuldade para chegar até a cidade em busca de atendimento de saúde. Então, essa embarcação vai nos ajudar muito com atendimento médico de qualidade", pondera.

Conheça um pouco sobre o médico Ailton Barros:

O nome da embarcação, Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros, foi escolhido em homenagem ao médico, ex-secretário municipal de saúde, que enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, no período de 1997 a 1999, durante o governo do ex-prefeito Lira Maia, mudou a história da saúde no município.

Dentre algumas de suas implementações merecem destaque a criação da primeira Secretaria Municipal de Saúde, desmembrando a pasta que antes era vinculada à Assistência Social; a municipalização da saúde, organizando a pasta em três níveis de atenção: alta, média e baixa complexidade; ampliação do programa de Agentes Comunitários de Saúde; implantação do programa de saúde da família e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); municipalizou a Fundação Nacional de Saúde, transformando-a em Hospital Municipal de Santarém; implantou os centros de referência em saúde da mulher e da criança e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); intensificou o atendimento de saúde na zona rural, levando os serviços mais próximos da população ribeirinha, através do barco Netinho III, dentre outras realizações relevantes.

O médico faleceu em um hospital público, na cidade de Fortaleza (CE), no dia 7 de julho de 2003.














Dayse Lima, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário