segunda-feira, 10 de junho de 2024

JÚNIOR HAGE IMPÕE DERROTA A HELDER BARBALHO E VITÓRIA EM MONTE ALEGRE PODE REFLETIR NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO NA REGIÃO

Júnior Hage eleito novo prefeito de Monte Alegre

No último domingo (9), a população de Monte Alegre, no oeste do Pará, voltou às urnas para escolher o seu novo prefeito, após a cassação de David Almeida, em março deste ano. O ex-deputado Júnior Hage (PP) foi eleito com a maioria dos votos dos eleitores. Hage teve 20.253 ou 51,32% dos votos válidos. Josefina Carmo (MDB), candidata apoiada pelo governador Helder Barbalho ficou em segundo com 9.441 ou 23,92% dos votos.

A vitória de Júnior Hage impôs a primeira derrota do governador Helder Barbalho e do seu séquito emedebista, que busca ampliar seus domínios em toda a região e no Pará, de um modo geral. Josefina teve apoio da máquina pública e recebeu apoio de deputados como Henderson Pinto, por exemplo. Henderson compartilhou vídeo pedindo votos para a candidata do MDB.

 A eleição suplementar em Monte Alegre foi marcada pela tranquilidade. A eleição foi definida pontualmente às 17h56 e a apuração encerrou às 18h38, confirmando a vitória do candidato Júnior Hage (PP) e do vice Ernande da Silva.

O número de eleitores que compareceram às urnas foi de 40.193, dos 51.080 aptos a votar; os votos nulos somaram 372 e brancos, 357.

O mandato dos eleitos terá duração de seis meses, ou seja, até 31/12/2024, com possibilidade de reeleição em outubro no pleito ordinário, que ocorrerá normalmente no município. A diplomação dos eleitos pelo juiz eleitoral do município pode ocorrer até o dia 07/07/2024, mas a previsão é que ocorra ainda no final deste mês, após o julgamento da prestação de contas. Depois disso, a Câmara Municipal de Monte Alegre vai decidir o dia da posse na casa.

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior fez um balanço da eleição no município. “Tudo ocorreu na mais absoluta tranquilidade, sem intercorrências. Não tivemos dificuldades para materializar esse pleito determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, avaliou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário