Um Prefeito valentão, que ameaça prender e arrebentar, como nos velhos tempos da ditadura. Assim o prefeito Henrique Costa está fazendo no município de Juruti.
Henrique Costa (PT), depois de ser desmascarado pelo vereador Isael Amaral (DEM), e ter suas irregularidades administrativas mostradas nas páginas de O Impacto, com as cores da verdade, revelou o seu lado valentão e autoritário, bem como perdeu as estribeiras.
Entre outras coisas, a Prefeitura de Juruti estaria servindo alimentos vencidos da merenda escolar da rede municipal de educação, segundo as denúncias, aproveitando-se da Prefeitura ser a também responsável pela acomodação da merenda das escolas estaduais.
Ameaças por atacado - O prefeito Manoel Henrique Costa ameaçou mandar prender o vereador Isael Amaral. Como o poder lhe subiu à cabeça, Henrique Costa esqueceu de alguns detalhes: primeiro, que o Vereador tem prerrogativas na investidura do cargo público, em fazer denúncias sem estar vulnerável a retaliações tão baixas como essa. O tempo passou e Henrique esqueceu que quando era Vereador foi o adversário mais ferrenho da administração pública e pelo status de parlamentar, nunca foi reprimido por suas falas. Segundo, mesmo que houvesse amparo para a prisão, o Vereador não poderia ser preso por subalternos. Ele é Sargento reformado do Exército. Tem um outro detalhe, no dia 5 de junho entra em vigor a nova versão do Código de Processo Civil, que prevê entre outras coisas que as prisões só poderão ocorrer em situações extremas. Nas prisões em flagrante, a autoridade policial terá que informar o Judiciário, dentro de 24 horas, justificando a medida extrema. As condenações com penas inferiores a 4 anos serão automaticamente revertidas em penas alternativas, não havendo necessidade de os acusados serem enclausurados.
Como se vê, não é caso de prisão em flagrante, e sim de prerrogativa parlamentar. E tem mais uma, nem parece que Henrique Costa é um Prefeito do PT, que lutou tanto para o restabelecimento da democracia, no tempo da ditadura militar.
Se o Prefeito é assim com quem tem prerrogativas, imagina o terror que ele exerce nas pessoas sem condições de se defender, vulneráveis e desprotegidas? Henrique Costa tem que agir usando a sabedoria, nem sempre querer é poder fazer o que bem quiser, como bem entender.
RG 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário