domingo, 28 de agosto de 2011

MARCHA DAS VADIAS EM BELÉM FOI UM SUCESSO

Marchar para combater a violência cometida contra as mulheres do Pará. Este foi o objetivo da caminhada intitulada "Marcha das Vadias" que aconteceu na manhã deste domingo, 28, em Belém. O movimento vem acontecendo em diversas capitais do Brasil e do mundo. A organização esperava reunir 1.600 pessoas. A concentração será na escadinha da Estação das Docas.

As estatísticas provam que, hoje o Pará é o terceiro estado no ranking de queixas de violência contra a mulher, são mais de 237 queixas a cada 50 mil mulheres paraenses. Somando um total de mais de quinze mil queixas em menos de seis meses.

 

"A marcha acontecerá, pois somos chamadas de vadias todos os dias por usarmos roupas curtas, por transarmos antes do casamento e por lutarmos pelos nossos direitos. Já fomos chamadas de vadias por sermos divorciadas, por simplesmente dizer “não” a um homem, e ainda hoje somos chamadas de vadias por sofrermos estupro. Já fomos e somos diariamente chamadas de vadias apenas porque somos mulheres.


Chamam-nos de vadias por ousarmos desafiar essa lógica pré-estabelecida imposta por uma cultura de subordinação e moldada sobre os alicerces patriarcais de nossa sociedade. Somos protagonistas basilares das conquistas de todos os nossos direitos e de instrumentos importantes de combate a violência. Entretanto, alterar as leis, criar mecanismos de proteção ainda não dissipou o “costume” de matar, abusar, explorar suas companheiras, esposas, filhas, irmãs... Mulheres", justificou a organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário