segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A POSIÇÃO DA UES SOBRE O ESTADO DO TAPAJÓS

Em reunião realizada no último Sábado (13-08-2011), a diretoria da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) decidiu pela realização de uma Plenária Municipal para discutir com a categoria estudantil a proposta de redivisão territorial do estado do Pará, principalmente em relação à criação do estado do Tapajós.
 
A diretoria apontou como indicativo de data o dia 10/09 [data a ser confirmada]. Na ocasião, além de debater a temática posta, os estudantes universitários de Santarém terão a oportunidade de decidir qual a posição que a sua entidade representativa assumirá sobre o projeto de criação do estado do Tapajós.
 
A realização dessa Plenária municipal da UES está em consonância com a tradição democrática da entidade, cujas principais deliberações são tomadas diretamente pela base estudantil, e não apenas pela diretoria. O espaço deliberativo fundamental da UES são os Congressos Universitários de Santarém, realizados de dois em dois anos, os quais aprovam as resoluções que "guiam" a atuação dos diretores eleitos.
 
Como o tema Estado do Tapajós ainda não havia sido objeto de deliberação em um Congresso Universitário, a Diretoria Tecendo o amanhã (eleita para o biênio 2009-2011) resolveu convocar a categoria para discutir e aprovar um posicionamento sobre o mesmo, tendo em vista que a divisão do Pará será um dos principais temas na agenda de debates do estado neste segundo semestre de 2011.
 
Dessa forma, além de desempenhar a função de catalisadora do debate sobre o tema entre os acadêmicos do município, a UES dará ao conjunto da sociedade santarena um exemplo de democracia e legitimidade política, convocando sua base, formada por mais de dez mil universitários, para manifestar soberanamente sua opinião sobre os novos estados.
 
Confira em breve, neste blog, mais detalhes sobre o evento - confirmação de data, local, programação etc.
 
Saudações estudantis!
 
UNIÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM - UES
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário