Debaixo das águas do Atlântico e do Pacífico há centenas de tesouros submersos em navios naufragados. Sobre estas águas há, também, centenas de caçadores de tesouros munidos dos mais modernos recursos tecnológicos. Os caçadores de tesouros, depois de pesquisar documentos em terra, entregam-se à tarefa de procurar agulha em palheiro.
Greg Brooks, dono da Sub Sea Research, é um destes caçadores e, anunciou no dia 02 deste mês, que encontrou o que seria o maior tesouro até hoje trazidos à tona: um carregamento de platina no valor de US$ 3 bilhões (R$ 5,7 bilhões) em um navio naufragado na época da 2ª Guerra Mundial. O naufrágio ocorreu a cerca de 80 quilômetros da costa dos EUA, no Atlântico.
Trata-se do navio mercante britânico, “SS Port Nicholson”, que, torpedeado por submarinos alemães, foi a pique em 1942.
Segundo Brooks o “um livro de contabilidade do Tesouro americano mostra que o SS Port Nicholson levava barras de platina, como parte de um pagamento da União Soviética aos Estados Unidos pelo fornecimento de suprimentos de guerra.”.
O governo britânico, disse à agência de notícias Associated Press que ainda não se sabe com certeza se o SS Port Nicholson realmente levava este carregamento.
A legislação tributária norte-americana taxa tesouros encontrados como renda e a águia lança as garras em 50% do que for encontrado.
Blog do Parsifal
Nenhum comentário:
Postar um comentário