quarta-feira, 20 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

PARQUE VERA PAZ SERÁ ENTREGUE NA PRÓXIMA SEMANA

O Parque Vera Paz e o Centro de Informações Turísticas chegam a sua última etapa de construção. De acordo com a empresa Lima Vieira, que executa a obra, mais de 90% da estrutura está construída. Esta semana os trabalhos se concentram na quadra poliesportiva, que ao ficar pronta, será opção aos moradores dos bairros Laguinho e Salé para a prática de esportes.

Além da quadra, é finalizado o assentamento de ladrilhos e é feito acabamento dos banheiros e do Centro de Informações Turísticas (CIT). A obra consiste em uma área com passarelas, banheiro público, quiosques e espaços para contemplação. A Inauguração do novo espaço está marcada para o final deste mês.

A construção do Parque Vera Paz e do Centro de Informações Turísticas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

AVENIDA TAPAJÓS RECEBE LIMPEZA

Nesta terça-feira (19/06), a Avenida Tapajós recebe ação de agentes de limpeza pública da Clean, empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém. O trabalho de varrição, recolhimento de resíduos e pintura de meio-fio é importante para que a via se mantenha em boas condições de higiene e ordenamento.

A partir desta semana, ações de limpeza serão intensificadas na Avenida Tapajós. O nível do rio está baixando e há muitos trechos que necessitam de atenção especial, principalmente próximo ao centro comercial e mercado municipal. Os serviços serão executados na medida em que a enchente for perdendo força.

Como o nível do Rio Tapajós não é mais considerado crítico, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) desinstalou as bombas responsáveis por drenar a água acumulada na Avenida Tapajós. Durante o período de cheia, nove equipamentos instalados pela Prefeitura ao longo do cais de arrimo possibilitaram que a Avenida Tapajós não fosse invadida totalmente pela água.

ALUNOS PARTICIPAM DA AULA INAUGURAL DO PROJOVEM URBANO

Realizada na noite de ontem, 18/06, a aula inaugural do Projovem Urbano com a presença de 600 alunos matriculados para as turmas que vão funcionar este ano.

Segundo a coordenadora do Programa em Santarém, Elzanira Valetim, a grande novidade é que, a partir de dezembro de 2011, o Projovem passou a ser executado pelo Ministério da Educação e agora, integra a política educacional desenvolvida na modalidade de Educação de Jovens de Adultos (EJA). “É um grande benefício para a juventude”, afirmou.

As aulas do Projovem serão de 1.440 horas presenciais e 560 não presenciais a serem cumpridas ao longo de 18 meses. Este ano, serão desenvolvidas em quatro núcleos no município: Haroldo Veloso, no Maicá, com 80 alunos; Rotary, no Caranazal, com 120 alunos; Aderbal Tapajós Caetano Correa, no Uruará, com 200 alunos e na escola Ubaldo Correa, no Santarenzinho, com 200 alunos.

Para o titular da SEMED, Luís Alípio Gomes, os novos alunos são vitoriosos por retornarem às salas de aula. “São muitas dificuldades para as pessoas que não concluíram o ensino fundamental. São mães e pais que trabalham e agora decidiram voltar a estudar e o governo municipal incentiva e garante uma educação de qualidade para todos eles”, enfatizou.

Na aula inaugural, os estudantes assistiram vídeos com depoimentos de ex-alunos e ainda participaram de uma palestra sobre autoestima.

Durante as aulas do Projovem Urbano, os alunos participarão de aulas de Serviços Pessoais (manicure, pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador), Construção e Reparo I (Ladrilheiro, Gesseiro, Pintor e reparador de revestimento), Vestuário (Costureiro, montador de artefatos de couro, costureira de reparação de roupas e vendedor de comércio varejista) e receberão o auxílio financeiro, no valor de R$ 100,00. O programa oferecerá ainda, aula de informática, material didático, alimentação escolar e sala de acolhimento infantil.

O Programa é desenvolvido no município pela Prefeitura para jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.

INFORMES:

ESCOLA DA FLORESTA - Nesta semana da Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, os alunos de Santarém participam na Escola da Floresta, de palestras sobre a importância desse evento para a questão ambiental. Desde ontem (18/06), alunos da Escola Municipal Magalhães Barata, no bairro do Livramento, participam das atividades desenvolvidas no educandário por educadores ambientais. A programação inicia às 7h30, quando uma equipe vai buscar os alunos na escola Magalhães Barata para levá-los à Escola da Floresta. Por dia, há uma média de 60 alunos participando da programação. Entre as atividades ofertadas, consta a aula ministrada aos alunos no Lago Verde.

EDUCAÇÃO FISCAL – Encerrou esta tarde no auditório do IESPES, o Seminário Regional de Educação Fiscal que promoveu a discussão de temas sobre: “Pirataria: uma tomada de consciência”, por José Barroso Tostes Neto (Secretário Estadual de Fazenda do Pará); “Nota Fiscal Cidadã”, por Rutilene de Fátima da Fonseca Garcia (Coordenadora do Programa Nota Fiscal Cidadã); “A importância dos documentos fiscais”, por Mauro Pontes (Auditor Fiscal da SEFA/Belém); “Acompanhamento dos gastos públicos pela sociedade”, por Ivan Costa (Coordenador do Observatório Social de Belém) e “Ética e Cidadania”, por Luis Alípio Gomes (Secretário de Educação de Santarém). O evento foi coordenado pelo Governo Cidade da Gente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN).

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário