quarta-feira, 4 de julho de 2012

RESPOSTA DO MÉDICO MANOEL ALVARENGA AO BLOG DO JK

Caro amigo Juscelino Campos, recebi inúmeros “conselhos” para que não respondesse ao seus questionamentos, pelo simples fato dos mesmos não terem fundamento. No entanto, nunca deixei de cumprir com minhas responsabilidades. Dessa forma, minha carreira profissional sempre foi pautada na ética, dedicação a minha profissão e principalmente respeito aos meus pacientes. 

Aproveito seu blog, para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais. Nasci em santarém no dia 22/10/1975, filho de Manoel de Castro Alvarenga homem honesto e trabalhador, do interior de Prainha, e que com muito trabalho conseguiu estabilidade econômica que me proporcionou aos 8 anos de idade, depois de ter estudado até a segunda série em colégio público em Prainha, vir morar em Santarém. 

Sempre recebi forte apoio de minha mãe, Vanda do Carmo Rêgo Alvarenga, santarena e professora para que estudássemos (ambos viam o estudo como forma forma modificadora e garantidora de um futuro bom). Em Santarém, iniciei meus estudos no CAREQUINHA e passado alguns anos, fui estudar no colégio Dom Amando onde conclui meu segundo grau. 

Decidi fazer medicina e concorrendo com 3.184 estudantes, fui aprovado em segundo lugar no vestibular mais concorrido da UFPA.

Após seis anos de noites infindas de estudos, me formei médico pela Universidade Federal do Pará- UFPA em 2001. Convocado pelo Exército servi como tenente médico do 8 BEC em 2002. Para seu conhecimento já aquela época, mesmo como médico recém – formado, poderia trabalhar em qualquer hospital como plantonista de qualquer área, modéstia parte, tinha conhecimento suficiente para tal.

No entanto, minha vontade de adquirir mais conhecimento me levou a realizar concurso de Residência Médica para Medicina Interna no Hospital Barros Barreto e concorrendo com médicos de todo o Brasil, fui aprovado em 9 lugar, após dois anos adquirindo enorme conhecimentos em todas as áreas daquele respeitado Hospital (UTI, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Infectologia, neurologia, endocrinologia, medicina de urgência ETC...) conclui minha residência em Medicina Interna. (ressalto que já ao final do primeiro de residência, tal foi meu desempenho que fui convidado a trabalhar como plantonista na UTI do Hospital das Clínicas Gaspar Viana) Não aceitei pois tinha em mente novo concurso de residência médica. 

Em 2005, novamente concorrendo com médicos de todo o Brasil, fui aprovado em terceiro lugar em Endocrinologia, segundo lugar em Reumatologia e Neurologia nos estados em que prestei concurso. Optei pela endocrinologia e fiz residência médica na Fundação Hospitalar do Distrito Federal–Brasília-DF e novamente após mais dois anos conclui meus estudo. 

Agora sim, com conhecimento suficiente e mesmo com excelentes propostas de emprego em outros estados e no DF , retornei para Santarém.

Em 2007, fui convidado pelo dr. Júlio César ( diretor técnico) a trabalhar no Hospital regional como plantonista da clínica médica , tendo sido indicado a chefia daquele setor. Logo em seguida, fui convidado a compor a equipe da UTI adulto e mais tardiamente fui contratado como endocrinologista. 

Em 2009, fui vice-diretor clínico e ocupei o cargo por dois mandatos. Esse ano fui eleito Diretor clínico tendo como vice o Dr. Alberto Tolentino. Dito isso, saiba que em minha vida tudo foi conquistado com muito esforço e dedicação, na minha família não existiam médicos (hoje somos 03 filhos médicos), não pertenço a nenhum partido político, não tenho apadrinhamento político, e se hoje tenho um nome como referência na área médica em Santarém, tenha certeza que foi com muita dedicação e amor a minha profissão. Mas como você gosta de perguntas, faço o seguinte questionamento: qual o motivo de ataques a minha pessoa? Em artigo recente você me citou como marajá do HRBA. Na mente do povo marajá é aquele que ganha sem trabalhar, e meu amigo (seguindo o exemplo de meu pai) trabalho muito, com dedicação e afinco , tento atender meus pacientes da mesma forma como gostaria que atendessem alguém da minha família. Portanto, marajá é ofensivo e não cabe como definição de minha pessoa.

Mais recentemente fui informado (pois não tenho tempo nem de ver televisão) que seu blog publicou novamente um artigo com meu nome e fazendo insinuações que eu estaria trabalhando de forma irregular, anti-ética, pois não teria habilitação para trabalhar como plantonista da UTI. 

Caro amigo, dessa vez você foi inconsequente, pois você falou justamente o contrário daquilo que prego e tento fazer como profissional. Mas usando palavras parecidas com o que disse JESUS “ PAI PERDOA ELE NÃO SABE O QUE FAZ “, no seu caso nem o que fala . Eu te perdoo, pois infelizmente seu desconhecimento sobre medicina é total e como foi pedido por você estou respondendo suas pergunta. Sou plantonista da UTI do Hospital Regional e Municipal e estou respaldado pela resolução abaixo:

RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do Art.11 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do Art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no D.O.U., de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 22 de fevereiro de 2010; adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino sua publicação: 

Art. 1º Ficam aprovados os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, nos termos desta Resolução. 

Recursos Humanos 

§ 1º O Responsável Técnico deve ter título de especialista em Medicina Intensiva para responder por UTI Adulto; 
I - Médico diarista/rotineiro: 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino e vespertino, com título de especialista em Medicina Intensiva para atuação em UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica para atuação em UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia para atuação em UTI Neonatal; 

II - Médicos plantonistas: no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, em cada turno. 

OU SEJA, SOMENTE O RESPONSÁVEL TÉCNICO E O MÉDICO DIARISTA DA UTI NECESSITAM TER TÍTULO DE ESPECIALISTA. OS MÉDICO PLANTONISTAS PRECISAM TER CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA OFERECER O QUE HÁ DE MELHOR PARA ESSES PACIENTES. ALÉM DISSO, DEVIDO A COMPLEXIDADE DESSES PACIENTES É IMPORTANTE QUE TENHAMOS NA EQUIPE DA UTI, CARDIOLOGISTAS, NEFROLOGISTAS, ENDOCRINOLOGISTAS, CIRURGIÕES, PNEUMOLOGISTA ETC...

Espero sinceramente que as próximas citações de meu nome sejam antes avaliadas cuidadosamente e que seus questionamentos/insinuações sejam antes precedidas de uma tomada de informações corretas, pois assim como meus pacientes, seus leitores merecem respeito e informações verídicas. 

UM ABRAÇO, DR. MANOEL ALVARENGA

NOTA DO JK: Companheiro Alvarenga, como eu sou uma pessoa democrática, defendo a liberdade de expressão e honro o que eu falo, meu blog estará sempre aberto para o debate de ideias, inclusive para a sua manifestação divergente da minha. Infelizmente, isso não tem sido a sua atitude, já que você me processou e pediu o fechamento do meu blog na Justiça, por eu denunciar os altos salários dos médicos marajás do HRBA, denunciar os maus médicos que acumulam empregos e salários ilegalmente, fazer denuncias de falsos especialistas que atuam neste hospital sem que tenham habilitação legal e denunciar as maracuatias da Pro-Saúde.

Como você sabe muito bem, todas essas informações colocadas no meu blog são verdadeiras e não foram inventadas por mim, mas são informações retiradas da ação civil publica movida pelo MPE contra o Governador Jatene para a nomeação dos concursados no HRBA e de documentos do Ministério da Saúde. Mesmo assim, você entrou com processo contra mim, numa tentativa frustrada de calar a minha voz em defesa do povo de Santarém, que esta cansado dos desmandos da Pro-Saúde.

Quanto a sua resposta em sua defesa, você só confirmou o que foi denunciado neste blog sobre médicos que atuam irregularmente no HRBA:

Primeiro, vou esclarecer os leitores deste blog que a empresa de UTI para qual você trabalha, foi contrata pela Pro-Saúde para prestar serviços em Medicina Intensiva e não em endocrinologia, cardiologia, reumatologia, nefrologia ou medicina interna, pois a Pro-Saúde contrata outras empresas para prestar esses serviços. Inclusive, a Pro-Saúde contratou tua empresa de endocrinologia para prestar serviços em endocrinologia e você trabalha como endocrinologista no HRBA, apesar de ser também o diretor clinico do Hospital. (Fico imaginado quantas horas tem que ter num dia para que você consiga cumprir o teu horário de trabalho no HRBA)

Segundo, a tua especialidade em endocrinologia e em medicina interna não te qualificam para atuar na UTI do HRBA de acordo com o contrato de serviços de UTI firmado com a Pro-Saúde. Vejamos o que diz o contrato da empresa de UTI para a qual o você trabalha e que presta serviços de UTI no HRBA.

9. Obriga-se a CONTRATADA a designar médicos para prestar serviços a CONTRATANTE que tenham, necessária e obrigatoriamente, residencia e título de especialista na especialidade ora contratada, devendo o profissional estar registrado e em dia junto ao CRM e ao orgão regulador de sua especialidade, devendo apresentar o certificado de re-certificação anualmente.

Dr. Alvarenga, a tua resposta só confirmou as denuncias desse blog, pois você mesmo admitiu que:

Não tem residencia medica e nem título de especialista em Medicina Intensiva, mas esta trabalhando como plantonista da UTI do Regional e, que tem apenas residencia medica em endocrinologia e em medicina interna.

A partir da tua resposta e das exigências do contrato para atuar em UTI no HRBA, esse blog pode afirmar que a tua especialidade não atende as exigências do contrato para que você trabalhe na UTI do HRBA. Estando portanto você e a empresa de UTI para qual trabalha irregulares como foi denunciado por mim neste blog.

Fica então a dica do Blog do JK ao Ministério Publico para que fiscalize o contrato da empresa de UTI com a Pro-Saúde que esta recebendo sem prestar o serviço para o qual é paga e empregando médicos que não atendem as exigências estipuladas no contrato.

Companheiro Alvarenga, tudo que posto no meu blog está na ação civil do MPE. Se alguém estiver mentindo aqui como você diz, deve ser o MPE, o que eu duvido.

9 comentários:

  1. JK, voce é uma pessoa que luta pelo povo de Santarém e provou que não tem medo dos médicos poderosos do Regional. Se eles estão pisando na bola, tem que denunciar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. COMO SEMPRE FALANDO O QUE NÃO SABE JK??????????????
    COM ESSA ERA DE INFORMAÇÃO VC DEVERIA SER MAS INFORMADO PARA PUBLICAR AS SUAS BESTEIRAS!!!

    ResponderExcluir
  3. jK tem tanta coisa mais importante p se preocupar do que ficar enchendo o saco de quem trabalha honestamente, ganha seu dinheiro de forma ética e respeita o seu paciente...não entendo pq a implicância, se o Dr. Manoel Alvarenga é um médico responsável e que por sinal, como paciente, lhe pergunto se já tentou marcar alguma consulta com ele...?(espero que nunca precise...) por que para conseguir uma vaga não é muito fácil pq o consutório vive lotado...ou seja, se realmente não levasse a sério a medicina e o povo de stm, o Dr. Manoel estaria atendendo moscas...então lhe digo: lhe desejo muuuuiiitaaaa saúde para poder nunca precisar de uma consulta dele ou de repente de se internar num hospital no qual ele trabalha... ou melhor...seria até bom (CLARO NÃO DESEJANDO O MAL) pq só convinveno para se conhecer o respeito dele para com o povo de stsm....
    Responder

    ResponderExcluir
  4. dr. manoel alvarenga6 de julho de 2012 às 16:39

    Juscelino , quando respondi ao seu blog ,(CONTRARIANDO OS "CONSELHOS" QUE RECEBI) inocentemente achei que você estava preocupado com informação verdadeira e com a população, no entanto pelo seu comentário vejo que você não é um homem sério e de princípios, não passa de um MOLEQUE . Sou a favor da liberdade de imprensa , mas não daquela que distorce a verdade e que usa esse PODER para tentar manchar a imagem de pessoas de bem e que se esforçaram para vencer na vida. Você só se preocupa com você mesmo e com sensacionalismo e não com o povo de Santarém. RESPONDI SUA PERGUNTA MOSTRANDO INCLUSIVE RESPALDO LEGAL PARA MINHA ATUAÇÃO COMO PLANTONISTA DE UTI E VC DISTORCEU ESSAS INFORMAÇÕES PARA QUE A TUA OPINIÃO PASSE A PARECER A VERDADEIRA, mas o povo não é burro como você deve achar.
    Saiba que a partir desses fatos vc não merece minha consideração , muito menos meu respeito . Como falei trabalho muito ( dia e noite) e não tenho tempo a perder com voçê.; SAIBA QUE FALE O QUE VOÇÊ FALAR SOBRE MINHA PESSOA,NUNCA MAIS em minha vida RESPONDEREI A SEU BLOG.
    MAS PARA QUE A POPULAÇÃO TENHA TOTAL CERTEZA DO QUE RESPONDI, E SAIBA QUEM ESTÁ FALANDO A VERDADE DESAFIO QUALQUER CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA OU O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A EMITIR PARECER DIZENDO QUE NÃO POSSO TRABALHAR COMO PLANTONISTA DE UTI.(NEM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PODE) . TENHO CAPACITAÇÃO PARA ISSO , E CASO NÃO SAIBAS SOMAR VOU TE AJUDAR, 06 ANOS DE FACULDADE E MAIS 04 DE ESPECIALIZAÇÃO= TOTAL?= 10 ANOS DE ESTUDO) OU SEJA SOU CAPACITADO PARA TAL E CASO UM DIA PRECISES OU ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA ( NINGUÉM ESTÁ IMUNE A DOENÇAS) TEREI O MAIOR PRAZER EM TE MOSTRAR E DE TE AJUDAR. SEI DIFERENCIAR AS COISAS.

    ResponderExcluir
  5. dr manoel alvarenga, não responda mais a este senhor jk, o senhor foi gentil em responder e ele sempre destorcendo os fatos querendo chamar atençao.Cada um recebe o salario que mereçe ganhar por tempo de estudo e esforço.

    ResponderExcluir
  6. ègua JK...para de encher o saco de quem não merece... como já falei"...tem tanta coisa mias importante para se preocupar"... médico é médico... trabalha feito cão... e dinheiro nenhum recompensa as noites de sono perdido e o dias que não ve a família e pior..nem acompanha direito o crescimento dos filhos....só quem trabalha muito e em prol da população com tanto respeito e dedicação é que pode crescer na vida. O problema do crescimento, é que o invejoso acha que foi tudo fácil...

    ResponderExcluir
  7. JK, vc não devia comentar de quem vc não conhece. afinal o Dr alvarenga, é uma pessoa muito integra, tanto profissional, quanto pessoalmente.
    É um excelente profisonal pra quem não conhece seu trabalho.
    Extremamente dedicado com seus pacientes e seu trabalho é fundamental no regioal por sua QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL em várias área na medicina.
    agora, infelizmente como diz o alvarenga, saiba de quem falar em seu blog, haja vista que blog, orkut, facebok é coisa de desocupado, e tenho certeza que pelo bom profissional que é desafia mesmo qualquer conselho, seja lá qual for pela integridade de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. na verdade esse negocio de blog é coisa para desocupado,
    antes de tecer qualquer comentário, tem que realmente saber a verdade dos fatos.

    Alvarenga é um profissional extremamente qualificado para ocupar o posto que tem tanto no regional como em outro local. Estudou muito para estar onde está hoje, conheço ele ha mais de 15 anos e sei que ralou muito para chegar onde está, assim como seus pais que deram duro danado para formar seus filhos fora de santarém.
    Graças á deus seus pais com muito trabalho, possuem uma vida estável, são pessoas integras e felizes por terem seus filhos todos formados.
    E cada um planta aquilo que colhe, pois a gente planta coisa boa, colhe frutos bons. Agora não podemos calar diante de uma situação dessa "denuncia" arrolada neste blog, uma grande mentira, este nunca foi MARAJÁ, pois trabalha duro DIA TODO e quase não tem tempo pra familia e seus amigos mais intimos.
    Mas JK, deixe de se incomodar com a vida dos outros...isso é para desocupado, se tiver algo errado deixe para a justiça resolver, que nem dela vc faz parte!!!

    ResponderExcluir
  9. na verdade esse negocio de blog é coisa para desocupado,
    antes de tecer qualquer comentário, tem que realmente saber a verdade dos fatos.

    Alvarenga é um profissional extremamente qualificado para ocupar o posto que tem tanto no regional como em outro local. Estudou muito para estar onde está hoje, conheço ele ha mais de 15 anos e sei que ralou muito para chegar onde está, assim como seus pais que deram duro danado para formar seus filhos fora de santarém.
    Graças á deus seus pais com muito trabalho, possuem uma vida estável, são pessoas integras e felizes por terem seus filhos todos formados.
    E cada um planta aquilo que colhe, pois a gente planta coisa boa, colhe frutos bons. Agora não podemos calar diante de uma situação dessa "denuncia" arrolada neste blog, uma grande mentira, este nunca foi MARAJÁ, pois trabalha duro DIA TODO e quase não tem tempo pra familia e seus amigos mais intimos.
    Mas JK, deixe de se incomodar com a vida dos outros...isso é para desocupado, se tiver algo errado deixe para a justiça resolver, que nem dela vc faz parte!!!

    ResponderExcluir