quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PALAVRAS DO BLOGUEIRO INGRISILHENTO NELSON VINENCCI: ALEXANDRE VON NÃO VAI SER BABÁ DE VEREADOR MAL ACOSTUMADO

Pode ser que seja apenas uma tentativa do novo Prefeito de Santarém, Alexandre Von, em ameaçar manter uma postura de independência em relação a Câmara Municipal. Ou deve mesmo ser uma nova maneira de administrar que Von inaugura... tomara!

No Brasil é vício, o legislativo ser regido pelo executivo, quase em todas as Casas do Povo, os presidentes são escolhidos pelo Prefeito, que mantém vigilância permanente sobre este poder, em troca de poderes cedidos a legisladores.

O prefeito negocia secretarias com vereadores que em troca viram recrutas do prefeito na Câmara, votando e aprovando tudo o que o executivo bem quiser. Então o que era para ser um poder fiscalizador, passa a ser um poder capacho, servil e infeliz.

É certo que socializar o poder é um estilo de administração, não podemos também nivelar por baixo os vereadores, como incompetentes ao ponto de não comandarem nenhuma secretaria com sucesso, mas um vereador ao se eleger, o povo delega a ele uma missão na Câmara e não na Prefeitura.

Venho acompanhando e após muitos sussurros, esperneios de vereadores, investidas em cima de Alexandre Von para alianças sem ética, vi uma luz que acendeu na cachola do prefeito, que me leva a desconfiar da postura independente de Von a partir de 2013.

Os vereadores aliados do Governo Maria do Carmo, reclamavam o tempo inteiro sobre a rigidez como eram tratados, pois o estilo Maria, foi de dar o cargo e o status para o legislador, mas segurava a rédea, e a pasta comandada ficava só com o glamour do posto, a gerência não saía das mãos do planejador Everaldo Martins.

Era ruim, era chato, mas os secretários afilhados dos vereadores viviam na mídia, posando e colocando em evidência seus patrões, digamos assim, que indicavam seus secretários e se vangloriavam por terem nas mãos parte importante do poder executivo.

Agora, e posso estar enganado, me parece que acabou esse tempo, vereador da futura administração Von, vai ter que se contentar, quem sabe, com cargos menores, e tratar sério na Câmara, pois o prefeito quer que eles aprovem o que é bom para o nosso povo.

Essa nova maneira de governar do Von, que vem surgindo aos poucos, é o que de fato deve ser feito, e se der certo, vou ter que aplaudi-lo, mesmo não sendo simpático ao novo prefeito, pois minha candidata preferida perdeu nas urnas para ele.

Em conversa com alguns aliados do PT, ouvi coisa como: “bem feito pra eles, eu disse que o Von era suicida...”, tive que dar uma gargalhada, pois veja só, o Alexandre Von me parece estar tentando fazer o que é correto eticamente, mais incorreto politicamente.

É que a política perfeita só aconteceria no céu, se algum político fosse eleito por anjos, pois um prefeito eleito deve governar para padres, freiras, comerciantes, pilantras, e a maioria do povo que é mal intencionado e quer porque quer, alguma vantagem do poder político.

Após minhas espiadas no novo cenário da Câmara de Santarém, percebi que estão todos perdidos e esperando algum comando do novo prefeito, que apenas me parece, só quer ser prefeito e não babá de vereador sem rumo e mal acostumado.

Por fim, estou assistindo a movimentação entre os dois poderes, juro que não me causou espanto este estilo Von de governar, já desconfiava de que ele iria se impor e deixar muito aliado injuriado como já estão alguns, descendo o porrete no novo prefeito.

Mas para mim ele está corretíssimo, apesar de ele nem me conhecer, nunca tive nenhum tipo de conversa com o Von e me parece que nunca vou ter, já estou acreditando e apoiando esse novo estilo de governar que pode estar inaugurando um novo momento na política tapajônica.

Que Deus ilumine o novo prefeito e que ele se mantenha firme em seus propósitos que me parece são os mais corretos, um Feliz Natal a todos os poderes de nossa cidade e que em 2013 a gente caminhe juntos com muito mais vontade de acertar do que cometer erros.

Nelson Vinencci, cantor, compositor, empresário, blogueiro e ingrisilhento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário