Projeto segue para sanção do prefeito Alexandre Von
A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto para a criação do distrito do Arapixuna, na zona rural de Santarém.
A luta já é antiga e foi muito comemorada pelos moradores da comunidade que estiveram presentes na sessão. “Uma luta de cinquenta anos. Provavelmente, foram quatro anos de luta para chegarmos a esse ponto final”, lembrou o presidente da associação de moradores, Joaquim Figueira. “Teremos uma lei que vai nos amparar a reivindicar nossos direitos”.
A aprovação foi possível após votação dos vereadores, que ainda tiveram que analisar alguns pontos atender alguns requisitos.
A criação do distrito vai possibilitar mais infraestrutura ao local, a exemplo do que acontece com Alter do Chão. Arapixuna irá englobar 29 comunidades rurais. “O Estado é obrigado a instalar a segurança pública através de delegacia, o Judiciário com cartórios e vai ter um agente distrital que vai estar administrando essas comunidades e levando as necessidades para o prefeito”, garantiu o vereador Emir Aguiar(PR).
Para viabilizar a criação do distrito, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um estudo sobre o perfil do local. “Saber o número de pessoas que está dentro da área, a quantidade de domicílios que têm na área onde vai ficar a zona urbana do distrito. Fizemos o estudo e chegamos à conclusão de que ela tinha. Tem que ter pelo menos uma igreja, uma escola, e estava tudo dentro da possibilidade”, explicou o chefe do IBGE em Santarém, Edilberto Figueira.
O projeto segue agora para a sanção do prefeito Alexandre Von.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário