Previsão de entrega é para Julho
Com 90% das obras de restauração concluídas, o Museu João Fona, em Santarém, que passa por reforma desde maio de 2014, será reaberto ao público no dia 17 de julho. A garantia é do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Edilson Pimentel.
Ainda segundo Pimentel, a obra foi programada para ser entregue nas comemorações de aniversário da cidade, o que não ocorreu. "Por se tratar de uma obra de restauração e que requer detalhes na pintura, no forro, esquadria, requer muito cuidado. Em conversa com o prefeito Alexandre Von, e por prudência, decidimos entregar no mês de julho”, explica.
Proteção do acervo
Em março de 2015, o Ministério Público do Estado (MPE) moveu uma ação civil pública contra a Prefeitura de Santarém, com pedido liminar, para que a justiça determinasse a proteção de todos os bens materiais de valor cultural, histórico, artístico e arqueológico que se encontram Museu João Fona quando a reforma foi iniciada. Uma vistoria realizada por vereadores em fevereiro de 2014 constatou que o prédio em obras trazia riscos para objetos e móveis. Todo o acervo foi retirado e encaminhado para outro lugar até a conlusão da restauração.
Acervo
Cerâmicas, livros, quadros de artistas, artesanato, móveis e achados arqueológicos fazem parte do acervo do Museu. Os objetos ajudam a contar a história de Santarém e relembram momentos marcantes vivenciados pelos primeiros habitantes da cidade. O local é considerado um dos mais importantes pontos turísticos da cidade e também atrai visitantes, turistas e estudantes da região.
JK com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário