Benjmain Constant (do Enviado Especial José. M. Castelo) - Na pequena e aconchegante Praça da Bandeira, localizada na área central da cidade de Benjamin Constant, que fica na região do Alto Solimões e que faz fronteira com o Peru, funciona, livremente, um comércio de venda de carne de animais silvestres ou carne do mato como é chamo na região.
Carne de queixada, caititu, porco do mato, paca, veado, anta, mutum, jacu, tatu, nhambu, pirarucu, entre outras espécies, fresca ou salgada, estão à disposição do consumidor local 24 horas por dia, de janeiro a janeiro, sem nunca faltar.
Carne de cobra
Para os apreciadores de paladar mais exótico, em algum lugar da feira podem ser encontrados, também, cobra fatiada, carne de macaco, jabuti, ovos de quelônio e o próprio quelônio (tracajá), capturados e abatidos nos rios e florestas dos municípios de Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant.
Com um pouco de atenção e uma boa dose de curiosidade, em algum lugar da pequena feira, é possível sentar e deliciar, quentinho, com arroz e feijão, nutritivo e substancioso prato de cobra frita com farinha d’água, patacon ou tacate, iguarias da culinária peruana, feitos com banana.
A feirinha já existe há mais de 10 anos e de lá para cá só cresceu. Por isso, os espaços da feirinha se tornaram insuficientes para tantos vendedores que resolveram expandi-la para uma ponta do mercado, próximo a fábrica de gelo.
Carne de veado
Para chegar aos novos espaços, o caminho é curto e conhecido de cor e salteado por todos.
Carne de macaco
Em Benjamin Constant, apesar do aparato policial montado em Tabatinga, que fica a 20 minutos do município, ninguém sofreu qualquer espécie de punição, nem do Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Federal, Ibama E Funai.
Carne de Anta, Pirarucu e jacaré
A reportagem do Portal o Holandatentou falar sobre o assunto com a prefeita Iracema Maia, sem êxito. Várias tentativas foram feitas, mas do outro lado da linha do telefone celular de número 91289744 ninguém atendia.
Fonte: Portal do Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário