Prefeito acabou com as batalhas de confetes
As tradicionais festas de Carnaval realizadas em bairros, denominadas Batalhas de Confetes, correm o risco de não serem realizadas este ano em Santarém, oeste do Pará. Ao G1, o secretário municipal de cultura, Nato Aguiar, afirmou que a Prefeitura não irá apoiar a programação.
As Batalhas de Confetes são realizadas tradicionalmente todos os anos em vários bairros da cidade visando descentralizar a programação de Carnaval para dar oportunidade de moradores de vários pontos da cidade participarem da folia. Os eventos sempre antecedem a programação realizada na orla de Santarém e em Alter do Chão.
De acordo com o secretário, a experiência de 2013 foi desfavorável à realização dos eventos em bairros. "Muita confusão. O resultado foi negativo. Se a Asac [Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas] e a Libes [Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém] quiserem, devem realizar a programação por conta própria. A Prefeitura nem vai apoiar", enfatizou Aguiar.
O presidente da Libes, Sidney Quemel, disse que ainda não recebeu comunicado oficial e deverá se reunir com o secretário de cultura na quarta-feira (8). Caso o secretário confirme que não dará apoio às Batalhas de Confetes, a liga irá se reunir para decidir o que deve ser feito. "Há a possibilidade de que seja realizado por conta própria. Gostaríamos que fosse pelo menos mantida a estrutura do ano passado", afirmou.
Procuramos o presidente da Asac, Francisco Bernardo, mas não conseguiu contato.
O secretário informou ainda que, este ano, o horário de início da folia em Santarém será às 21 horas para não atrapalhar a missa na Igreja Matriz. O horário de encerramento será sempre às 2h da madrugada. A apresentação da Asac deverá ter encerramento à 0h30 para que a população possa aproveitar a folia durante uma hora e meia após desfile dos blocos.
A programação para o Carnaval em Santarém e Alter do Chão só deve ser divulgada oficialmente na sexta-feira (10), conforme explicou o secretário, mas a previsão é de que inicie dia 28 de fevereiro e encerre dia 4 de março, com apresentação do bloco Só Fuleragem no dia 5.
Reuniões entre representantes da secretaria e das duas entidades estão definindo os últimos detalhes. Foi proposto à Asac a realização de uma festa para arrecadar fundos para escolher a Rainha e o Rei Momo, com previsão para o dia 8 de fevereiro.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário