Câmara Municipal de Santarém
TEMPO DAS BANCADAS E LIDERANÇAS
(Veja quem usou a Tribuna para falar ao povo)
Vereador Emir Aguiar (PR): Na abertura dos trabalhos desta segunda-feira o vereador abordou em seu discurso sobre o encontro dos vereadores que aconteceu na última sexta, avalia o evento como produtivo onde foi possível fortalecer a classe parlamentar. Parabeniza e reconhece o trabalho do vereador Geovani Aguiar que esteve a frente das organizações, segue agora parabenizando as ações do governo municipal que tem mantido Santarém longe das estatísticas da Dengue, os trabalhos preventivos contribuíram para saúde do município. Outro assunto foi relacionado ao corte da energia no estádio Colosso do Tapajós e explica que a culpa não é da Secretaria de Esporte e Lazer porque tudo é feito por empenho e ainda é autorizado pelo próprio prefeito, sendo que o corte foi feito por falta de pagamento e é necessário esclarecer esse assunto.
Vereador Henderson Pinto (DEM): Durante o grande expediente ao utilizar a tribuna o vereador também falou do encontro que superou suas expectativas, reconheceu o papel do vereador que é linha de frente para resolução de muitos problemas. O encontro reuniu aproximadamente 70 vereadores da região e foi através dele que as duvidas foram esclarecidas bem como a importância do papel do vereador, do poder de suas decisões e outras definições. Afirmou que a classe precisa ser unida porque são nas casas legislativas que as discussões acontecem, por isso este poder não pode ser discriminado. É através da câmara que muitas pessoas pedem apoio aos vereadores, eles são os primeiros a receber as demandas da sociedade e essa sociedade cobra a postura do parlamentar e a geração de resultados.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Falou da realização do curso e a necessidade que todos sentem em receber capacitação em sua área de atuação, reafirmou entre as diversas discussões que o vereador tem mais contato com o povo e compara até o processo de campanha “Eu quero ver um senador e um deputado ir as ruas pedir votos” destacou os números contabilizados de parlamentares em nossa região onde 292 vereadores atuam em 26 municípios sendo que desses 18 representaram suas origens no evento, totalizando 70 vereadores participantes. A partir dessa necessidade será organizado em maio um encontro nacional mostrando que a classe precisa de união e aprimoramento da profissão. O povo não merece, o povo paga seus devidos impostos e cobra por maiores investimentos para toda região.
Vereadora Ana Elvira (PT): Também comentou sobre o encontro que buscou o ideal e o papel do vereador onde ele deve lutar sem medo e com coragem, falou do discurso do professor Bernardo que no evento afirmou que os vereadores não apoiam a ideia do Estado do Tapajós, lamentou essas palavras e registra que esse parlamento até cedeu uma sala para o desenvolvimento dos trabalhos. Continuou agora comentando sobre a arrecadação do IPTU onde o Dr. Olivar, procurador desta casa explicou em detalhes em uma coluna jornalística o aumento desse imposto, esse assunto repercutiu na imprensa local até no blog do JK ocorreu essas indagações, onde o imposto aumentou mais os serviços de manutenção não. Seguiu indignada com a situação vivenciada no estádio Colosso do Tapajós que teve a energia cortada por falta de pagamento. Gostaria de receber explicações sobre o problema principalmente da Secretaria de esporte e lazer que é responsável pela administração do Colosso. Sobre o assunto esporte relembra que no antigo governo esse setor era prioridade, bolsa para atletas e muitas atividades para os jovens, mesmo sem a continuidade dos programas esperava que esse governo inovasse as atividades destinadas para essa área.
Vereadora Ivete Bastos (PT): Registrou o encontro, mais lamentou por não conseguir ficar até o final do evento, parabenizou as ações do vereador Geovani em trazer diversos parlamentares para nossa cidade. Sugere que possam existir propostas parlamentares voltadas para realidade de nossa região, pois o vereador precisa desenvolver suas ações de acordo com a sua necessidade. Outra abordagem é relacionada ao Programa Luz para Todos, reclama da empresa Celpa que retirou sua equipe da região do Curuai. Revoltados os moradores vão vir para Santarém buscar explicações e não aguentam mais essa espera por melhorias, sugere uma reunião com as entidades e representantes da Celpa. Finaliza deixando sua indignação sobre a nova empresa de coleta de lixo que não informou a rota e horário do recolhimento que agora sofreu alterações. Ainda sobre essa situação muitos trabalhadores estão prejudicados com a saída da Clean porque a nova empresa assumiu e após a interrupção do contrato os empregados não tiveram informações oficiais de como ficaria a situação empregatícia.
Vereador Rogélio Cebuliski (PSB): Também destacou a realização do curso em nossa cidade sendo um momento de integração e fortalecimento da classe parlamentar composta pela região Oeste do Pará. Ainda falou da inauguração na comunidade de Lavras que recebeu uma ponte, recuperação do ramal e outros reparos que há mais de 8 anos não eram feitos. Convidou todos para o dia 27 participarem da inauguração do pronto atendimento no bairro Nova Republica, este vai melhorar o serviço de saúde naquela área.
Vereador Luiz Alberto (PP): Informou a reunião que será realizada com as lideranças da Orquestra Jovem após a sessão, relatou sobre a audiência ocorrida com mais de 120 membros do setor cultural de nossa cidade, após essa reunião vai seguir para Semed onde vai reunir com professores que iniciaram hoje uma greve. Amanhã os professores vão estar na câmara e devem justificar os motivos de aderir a essa greve que é nacional, ainda na terça feira a comissão de educação vai visitar as 4 escolas que passarão por reforma, ao final da visita será feito um relatório avaliando o que foi presenciado.
Vereador Júnior Tapajós (PMDB): Iniciou primeiramente ressaltando os trabalhos realizados durante a gestão da prefeita Maria do Carmo, mais relembra que cada um desenvolve com métodos diferentes suas ações governamentais. Destacou isso por conta das palavras da vereadora Ana Elvira que vive falando sobre as dificuldades atuais do governo Alexandre Von suas comparações aparentam que Santarém vive uma decadência onde tudo era bom e agora tudo é ruim. Secretarias que não funcionam, hospital que vive lotado, ruas sem manutenção enfim e outras reclamações, explica que na gestão publica é assim nunca se consegue desenvolver o que se quer em um tempo hábil. Compartilhou também que esteve no ultimo sábado visitando a região do Arapiuns onde a comunidade de São Pedro recebeu uma ambulancha para transportar pacientes dessas localidades, essa foi uma grande conquista. Ainda compartilha que através de seus requerimentos conseguiu melhorias para o posto de saúde nas comunidades de São Pedro, Vila Goreth, Mentae e outras regiões.
Vereador Paulo Gasolina (DEM): Através do encontro foi possível verificar a necessidade de cada município e o que cada vereador enfrenta durante o seu período parlamentar. Seguiu retornando ao assunto do TFD e mais uma vez confirma que nossa cidade está enfrentando uma superlotação no hospital municipal por conta da chegada de pacientes oriundos das cidades vizinhas. È necessário dar condições aos outros prefeitos para que esses possam destinar investimentos aos setores da saúde pública e assim normalizar os tratamentos em suas cidades. Vai solicitar outra vez a presença dos secretários dos municípios para uma reunião e assim definir as reais necessidades de cada um. Sobre o pronunciamento da vereadora Ana Elvira ficou “espantado” relembra que nas ultimas legislaturas também ouviu reclamações do governo Maria, e hoje a mesma situação se repete com a atual administração.
Vereador Dayan Serique (PPS): Sobre o encontro acredita que essas reuniões fortalecem a atuação dos vereadores e este foi uma capacitação necessária para o desenvolvimento parlamentar, além do que o contato durante o encontro também foi uma maneira de firmar parcerias. Sobre a paralisação nacional dos professores defende este momento onde a categoria continua sem valorização, essa divida é histórica e se arrasta sem uma solução definitiva. Sobre a mudança da empresa de coleta de lixo comentou que a população não pode esquecer a empresa Clean que tanto prejudicou nossa cidade, afirma que a câmara vai acompanhar o desenvolvimento desta nova empresa na questão de regularidade. Finalmente informou sobre os eventos que acompanhou neste final de semana contendo inaugurações na Comunidade de Lavras e a entrega da ambulancha na região do Arapiuns.
Vereador Ronan Liberal (PMDB): Em primeiro lugar destinou a primeira parte do seu tempo para reconhecer a homenagem justa a servidora conhecida como Raimundinha, depois parabenizou o vereador Geovani pela articulação no encontro regional de vereadores em parceria com a União nacional. Em terceiro falou sobre a reunião com as entidades culturais que articulou uma grande representação na reunião ocorrida na quinta feira da semana passada. Por último informou uma denuncia ocorrida dentro do hospital municipal, onde uma mulher que estava com dificuldades na hora do parto, precisava passar pelo procedimento cirúrgico, mais a família recebeu a noticia que deveriam pagar uma taxa de mil reais para que o médico procedesse com o parto. O fato é grave, tem respeito pela classe médica mais não concorda com essa situação por isso solicita que a comissão de saúde investigue o fato.
Vereador Gerlande Castro (SDD): Em seu tempo de bancada também parabenizou a qualidade do encontro de vereadores, o evento foi necessário e muito produtivo para todos. Hoje em seu pronunciamento destacou as ações em combate a dengue e os intensos trabalhos de fiscalização que resultaram em baixos índices de proliferação do mosquito. Registrou que todo final de semana o governo entrega diversas obras comprovando os investimentos para beneficio da população. Todos estão sendo comtemplados seja na área urbana, rural ou de rios e os demais precisam reconhecer os trabalhos desenvolvidos. Terminou relacionando o que de bom o governo comtemplou nossa cidade em seu segundo ano, como os novos equipamentos no hospital municipal a contratação de agentes comunitários, serviços de infraestrutura entre outras demandas.
Ageise Navarro
ASCOM (Assessoria de Comunicação da Câmara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário