terça-feira, 1 de abril de 2014

CAIS DE ARRIMO DE SANTARÉM. DE UM PASSADO GLORIOSO A UM PRESENTE CAÓTICO

Estrutura danificada

No período de 1972 a 1976 foi realizada a construção do Cais de Arrimo da Cidade de Santarém. Uma grande obra, com muita expectativa em toda população Santarena, pois na época o Rio Tapajós quando estava no período de cheia se aproximava cada vez mais das casas localizadas próximas ao rio, sendo que em algumas delas batia a porta, o que causava incomodo a população que residia em frente à cidade. Na época, com esforço da bancada Federal Paraense, e com iniciativa do Dep. Federal Ubaldo Corrêa (já falecido), ambos conseguiram trazer a tão esperada obra do Cais de Arrimo para a Cidade, sendo a Etesco a empresa escolhida, isso tudo com o aval do DNOS (Departamento Nacional de Obras de Saneamento).

Balsa atracada

Com o passar dos anos, a cidade cresceu e com isso o movimento de embarcações em frente à cidade cresceu junto, fazendo com que grandes embarcações passassem há atracar no Cais de Arrimo, mais especificamente no perímetro entre a Praça do Relógio e o Bar Mascote, ocasionando a fadiga da estrutura do Cais, que havia sido projetado para pequenas embarcações na época que foi construído.

Iniciando o alagamento na avenida Tapajós

Uma das pessoas que trabalhou efetivamente na obra, foi o Engenheiro Roberto Branco, hoje proprietário da Construtora R. Branco, sendo que na época o mesmo foi contratado pela Etesco como Auxiliar de Topografia no período de 1973 a 1975. Em uma conversa, nas dependências de sua empresa, o Eng. Roberto falou a reportagem algumas particularidades da obra, no inicio da mesma e depois no período onde foi Secretario de Infraestrutura do Ex-Prefeito Lira Maia, a qual se iniciou a primeira reforma estrutural do Cais de Arrimo, hoje chamado de “Orla da Cidade”.

Reportagem: No inicio da obra do Cais de Arrimo, o estudo de viabilidade detectou que do jeito que estava sendo construído, o mesmo atendia as necessidades da cidade?

Eng. Roberto Branco: O Cais de Arrimo, na década de 70 atendia perfeitamente. Os barcos eram pequenos, o movimento da cidade era mínimo. No ano de 1976, ate agora são quase 40 anos, sendo que hoje o movimento de embarcações e cargas na frente da cidade aumentou absurdamente, e as embarcações aumentaram de tamanho e quantidade, o que tornou o Cais de Arrimo obsoleto. Nas décadas seguintes, por ocasião do peso das embarcações, tamanho e movimentação de cargas, alguns trechos do Cais de Arrimo desabaram como também outros trechos próximos ao museu. Foi assim que devido a diversas rachaduras e riscos de desabamentos, que o Ex-Prefeito Lira Maia me chamou para fazer uma avaliação criteriosa na estrutura do Cais próximo a Caixa Econômica, onde se detectou a necessidade de uma reforma imediata, pois a estrutura estava muito danificada. A partir dai que verificando as necessidades de melhorias no Cais de Arrimo, foi que surgiu o “Projeto Orla”.

Reportagem: Eng. Roberto, como foi o Projeto Orla?

Eng. Roberto Branco: O projeto antigo usava um “Muro de Peso”, no Projeto Orla usamos Estacas pré-moldadas, sistema mais moderno. Avançamos 9 metros para dentro do Rio e fizemos a cravação de uma cortina de estacas no trajeto de 700 metros. O Projeto veio da uma nova roupagem para frente da Cidade, e resgatou o espaço que antes as pessoas não iam, não frequentavam, a não ser que fosse para viajar nos barcos que paravam em frente à cidade no trecho entre a Praça da Matriz até próximo a Praça do Mascotinho. Na época era tudo escuro,não tinha guarda corpo no Cais de Arrimo, o que era um grande risco.Hoje se vê uma grande atividade social no local que antes não tinha nada. E na época também se vez o Projeto do Trapiche Turístico em frente à Praça do Pescador, tudo isso pra incentivar o turismo, e melhorar a estrutura turística em frente à cidade, onde isso deu um ânimo e uma nova visão na Orla de Santarém.

Reportagem: O Projeto Orla inicia e termina onde?

Eng. Roberto Branco: De acordo com o Plano Diretor ele tem 5 km de extensão, sendo que inicia ao lado do terminal da Cargill e vai até a Vila Arigó, onde mais cedo ou mais tarde vai ser concebido em sua totalidade. Depois que víssemos o trecho mais complicado de 700 metros no centro comercial o restante esta sendo feito subindo o Rio. Na ges ão da Ex –Prefeita Maria do Carmo ela construiu 200 metros, mais em cima do mesmo projeto que havia sido concebido antes, a qual ela respeitou, e o atual Prefeito esta planejando em fazer 400 metros ate a Praça Tiradentes, todos eles seguindo o Plano Diretor. No projeto que o Prefeito atual ira fazer, esta descartada a possibilidade dos barcos atracarem em frente à orla, pois se eles atracarem irão fazer amarração nos guardas-copos, o que ira danificar os mesmos. Ira ser feito uma espécie de “Marina” no decorrer da orla, para atracação das pequenas e médias embarcações, tudo isso para não danificar a estrutura da nova orla.

Reportagem: Eng. Roberto, em sua opinião as balsas que estão atracando hoje no Cais de Arrimo, prejudicam a estrutura do mesmo?

Eng. Roberto Branco: Com certeza, foi o que destruiu a estrutura do Cais de Arrimo, pois no tempo da construção na década de 70 a atividade era outra, e na construção foram colocadas argolas que ate hoje existem, mais para embarcações de pequeno porte, sendo que hoje em dia as embarcações de grande porte e até navios usam essas argolas para amarração,exercendo uma pressão muito grande na estrutura do Cais , o que acabou provocando rachaduras,e causando infiltrações na base da estrutura, fazendo fugir o aterro que esta dentro da estrutura de concreto do Cais,pois ela foi feita de aterro, encapado com concreto. Esse movimento de embarcações pesadas e balsas acabaram trincando a estrutura deixando a água entrar, arrastando o aterro. Por isso e necessário o Projeto Orla, pois com esse novo planejamento de estrutura, não haverá risco para o Cais, pois será um estaqueamento e um muro, que não deixara ocasionar essa ruptura, fora que não haverá atracamento de embarcações.

Reportagem: Nesse período de 10 anos tivemos enchentes de grandes proporções. O Senhor acha que elas ajudaram a danificar a estrutura do Cais de Arrimo.

Eng. Roberto Branco: Certeza absoluta. A água entra pelas rachaduras do Cais de Arrimo arrastando o aterro que esta dentro da estrutura, sendo ajudado pelo esforço das grandes embarcações em cima do Cais. O maior problema das enchentes são os alagamentos, onde temos dois pontos críticos hoje. Quando o Cais foi construído se fez uma projeção da “Crista” do Cais baseado na maior enchente ocorrida que foi a de 1959, mais 0,50 cm. Na enchente de 2009 a água não passou por cima do Cais mais chegou perto. A causa dos alagamentos são as tampas das galerias de águas pluviais, onde as mesmas estão abertas, deixando passar água para a Avenida Tapajós. O Prefeito Alexandre Von me consultou e estou dando uma assessoria a respeito do caso para correção do problema. Iremos revitalizar as “Casas de Bomba”, onde uma delas foi transformada em uma Praça na frente da Capitania, e a outra casa de bomba, fica próximo ao Mercado Modelo.

Reportagem: Na situação que o Cais se encontra hoje, existe algum ponto que precise ser interditado, ou precise de uma avaliação para verificar a necessidade de interdição?

Eng. Roberto Branco: Esse Cais inclinado, embora esteja rachado e danificado, não oferece risco, diferente do perímetro da Orla (Perímetro da Praça da Matriz a Praça do Mascotinho), pois lá o local possui 5 metros de altura, o que antes da reforma havia risco. Agora, se não cuidar de recuperar o Cais, ou fizer outro, a estrutura vai ficar cada vez mais frágil e com mais rachaduras, o que pode ocasionar futuramente uma invasão do Rio Tapajós para dentro da cidade, pois a estrutura do Cais ajuda a conter as águas no período de enchente. 

Comentário...

1) A estrutura do Cais de Arrimo precisa urgentemente ser reformada, pois não suporta mais a enorme quantidade de embarcações de grande porte e balsas que usam sua estrutura para atracar.

2) Não se pode aceitar que empresas de navegação utilizem balsas como Terminal de Passageiros, usando a estrutura do Cais de Arrimo para amarração, o mesmo não foi projetado para suportar tal peso e força.

3) E preciso uma ação rápida das autoridades, pois as projeções desse ano são de uma grande enchente, e do jeito que o Cais esta sendo usado haverá grandes danos em sua estrutura.

4) E necessário fazer reordenação do uso do Cais de Arrimo, pois da forma que esta sendo feito sem critério algum, a estrutura do mesmo não suportará por muito tempo.

5) O Legislativo precisa agir junto ao Executivo, cobrando ações quanto a retirada de embarcações de grande porte, e posteriormente exigir que se coloque como prioridade a reforma do Cais de Arrimo, pois e uma obra emergencial.

6) O trecho de 900 metros conhecido como Orla da Cidade, precisa de cuidados especiais para manter sua estrutura intacta, e continuar com seu papel que é de ser um espaço de lazer para as família Santarenas. Várias denúncias sobre meliantes usando o parquinho em frente ao Mercado Modelo para fazer suas necessidades fisiológicas e consumir álcool e droga, precisam ser apuradas, para que sejam corrigidas, pois essa situação e inaceitável.

Um grande abraço a todos!!!!

Assinado: AUGUSTO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário