quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

POPULAÇÃO DENUNCIA ABANDONO DO PARQUE DA CIDADE, EM SANTARÉM

Escuridão no Parque da Cidade afasta usuários do local. Foto: redes sociais

Um dos locais mais visitados pelos santarenos para o lazer e práticas de atividades físicas e esportivas está em situação de total abandono. A denúncia partiu dos próprios usuários do espaço público, que diariamente frequentam o parque e notaram a falta de zelo por parte do Poder Público. Algumas pessoas registram por meio de fotos e vídeos, alguns dos pontos mais críticos do parque e publicaram nas redes sociais. A repercussão foi imediata e começou a chover críticas contra a administração pública, que age com total desmazelo com o patrimônio público.

A estudante universitária Kamile Castro, que faz caminhada no parque à noite, disse que já tem alguns dias que ela percebeu que vários trechos estão sem iluminação e causa uma sensação de insegurança nos frequentadores. “O medo é grande porque a gente ouve relatos de pessoas que já foram assaltadas dentro do parque da Cidade e inclusive até tentativa de estupro. Por medida de segurança, eu sempre venho acompanhada de alguns amigos, porque sozinha, é muito perigoso por aqui”, diz a estudante indignada com a falta de cuidado com o Parque da Cidade.

A mesma queixa tem a atendente de caixa Marinalda Lopes. Pelo fato de morar em um bairro vizinho ao parque, ela sempre leva a filha para passear e brincar no parquinho, mas parou mais de frequentar o local quando percebeu que a escuridão está por quase todo o espaço, tanto dentro quanto fora do logradouro. “Não temos mais segurança. Um clima de muito medo. Sem contar que hoje, o espaço está mais sujo, sem limpeza e manutenção”, pontuou.

De fato, ela tem razão. Basta circular por alguns pontos do Parque da Cidade que se percebe o mato tomando crescendo, os chafarizes desativados, lixo e escuridão em muitos trechos. O clima é de abandono e insegurança.

Chafariz do parque está sem água há vários dias. Foto: redes sociais

E essa reclamação não é apenas do público feminino não. Os homens também se queixam e se revoltam com o descaso da Prefeitura em não fazer a manutenção do parque. “É revoltante você chegar num ambiente como este com a família para passear e perceber que o local não oferece o mínimo de segurança para as pessoas. Sem contar, que o mato, o lixo e a escuridão são predominantes por aqui”, diz indignado o comerciante Adalto Lima.

O Parque da Cidade completou em junho do ano passado 10 anos. O logradouro público localiza-se entre as Avenidas Bartolomeu de Gusmão, Barão do Rio Branco e Travessa Sérgio Henn, no bairro Aeroporto Velho. Diariamente recebe cerca de 5 mil pessoas de todas as idades.

O espaço possui 22 hectares compostos por áreas verdes onde se encontram espécies nativas da região. Além disso, o lugar conta ainda com uma pista de caminhada de 4.650 metros na área interna, 2 campos de terra, quadras, brinquedos, estruturas administrativas, guaritas, um galpão para eventos, uma horta orgânica, um tanque para quelônios e dois viveiros com mais de 15 mil mudas.

Mas diante da situação de abandono, este importante patrimônio do povo santareno está ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário