domingo, 28 de abril de 2019

PREFEITURA DE SANTARÉM GARANTE EQUIPAMENTOS NOVOS À CASA DA CULTURA. NOVAS CENTRAIS DE AR, ILUMINAÇÃO, SOM, POLTRONAS E OUTROS UTENSÍLIOS VÃO MELHORAR NA PRESENTAÇÃO DE ARTISTAS E NO CONFORTO PARA A PLATÉIA

Prefeito Nélio, secretário de Cultura, Luis Pixica, 
vice-prefeito, José Maria Tapajós 
e integrantes da Filarmônica

A musicalidade da Pérola do Tapajós abrilhantou o momento vitorioso de articulação da política pública cultural, entre Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Câmara Federal às novas aquisições de equipamentos para a Casa da Cultura. O saldo positivo foi apresentado e inaugurado no auditório da Casa, com apresentações ao público dos artistas da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, Maria Lídia e Nato Aguiar, na noite de sexta-feira (26).

A aquisição de centrais de ar, iluminação, som e utensílios, ocorreu por meio de emenda parlamentar Federal liberada em dezembro de 2016. No entanto, a atual Gestão Municipal retomou o processo e deu andamento a legalidade do recebimento, o qual teve a contrapartida do próprio município para concluir o procedimento. A autoria da emenda parlamentar é do ex-deputado federal, Francisco Aguiar, junto ao Ministério do Turismo.

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar destaca o compromisso com a política pública cultural. "A nossa cidade tem uma riqueza cultural muito grande, o que necessita cada vez ampliarmos as melhorias, quanto a estrutura física, a exemplo desse espaço cultural. Concluímos de forma positiva o processo de aquisição dos equipamentos de climatização, iluminação e som. E nesse avanço vai incentivar muito o artista. O governo municipal com a nova estrutura própria vai reduzir custos em relação ao aluguel desse tipo de serviço. Nós temos recursos humanos, servidores com capacidade técnica para operar a mesa de som. E fiquei muito satisfeito em ver e ouvir a qualidade dos equipamentos através das apresentações dos artistas", detalhou.

"Quando assumimos tivemos o conhecimento que já teria um projeto em andamento da emenda parlamentar Federal. Mas que precisaria ser implementado e infelizmente não foi executado no período. E na atual gestão da Semc assumimos a execução na contrapartida a aquisição de centrais de ar, iluminação, som e utensílios. Após executada, a etapa de instalação dos equipamentos. Concluído nesta noite entregamos oficialmente com grandioso Show Cultural. Agradecemos o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que sempre mostrou compromisso com a política cultural da Pérola do Tapajós, aos artistas e populares. Nesse momento festivo reconhecemos as pessoas, porque nós temos que saber reconhecer as virtudes dos outros, para nos tornarmos também virtuosos", disse o titular da pasta da Cultura no município, Luis Alberto Figueira.


Para o regente titular da Filarmônica Municipal, Rafael Brito, "a aquisição foi uma conquista e uma evolução muito grande aos segmentos artísticos. Nesse espaço são realizadas diversas manifestações artísticas. E quanto a nossa apresentação melhorou com as qualidades do som e iluminação de qualidade", explicou.


Os equipamentos foram testados e aprovados pelos artistas, 40 músicos da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, no repertório eclético, apresentaram-se nos gêneros, desde o internacional ao regional, nos instrumentos de sopro e percussão. E apresentação solo e demais artistas instrumentais, estiveram na programação, os cantores e compositores, Maria Lídia e Nato Aguiar.

Especificamente, os aparelhamentos estão distribuídos nos departamentos: administração, camarim, cozinha, e neste auditório (no estúdio de som e pontos de climatização nas paredes):

01 armário de aço;
01 mesa com 36 canais e caixas amplificadas para de som;
01 frigobar;
01 fogão;
01 bebedouro;
01 computador (notebook);
02 mesas para escritório;
07 microfones ( 02 com fio e 05 sem fio);
09 centrais de ar de 60 mil BTUS;
10 refletores de iluminação;
10 poltronas;

O auditório da Casa da Cultura tem a capacidade para 400 pessoas, com 260 poltronas fixas e 140 cadeiras. Nos anos de 2017 e 2018 foram 180 atividades recebidas com o público de aproximadamente 100 mil pessoas. A coordenação do prédio público está na responsabilidade da servidora, Dina Carvalho e fica localizado na Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do R. Branco e Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara.

Alciane Ayres, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário