quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PESQUISA DOXA MOSTRA A PREFEITA JADE COMO A GRANDE FAVORITA NA CORRIDA ELEITORAL EM FARO

Segundo a pesquisa DOXA jade se reelege em Faro

Primeira pesquisa registrada da Doxa mostra a corrida eleitoral no município de FARO. A pesquisa foi registrada no T.R.E sob o nº PA-05830/2020 e realizada no período de 24 a 27 de julho de 2020 com uma amostra de 300 entrevistas. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O objetivo da pesquisa foi avaliar o trabalho do governo municipal no combate ao coronavírus, avaliar o governo do atual prefeito, além de identificar as perspectivas eleitorais para 2020 no município. 

ESPONTÂNEA:

Ao se tratar da corrida eleitoral no município, Doxa perguntou se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria para prefeito de Faro (espontânea). A atual prefeita, JADE, aparece em primeiro lugar com 37,0% das intenções de voto. O segundo colocado é Paulo Carvalho que obteve 19,1%. Outros nomes citados foram Marinete, 2,1%; Denis, 1,7%; Alcir Magalhães, 1,3%. Chama a atenção o alto índice de eleitores indecisos ou que pretendem anular ou votar em branco, somando 37,0%. 

INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO ESPONTÂNEA:

Click na imagem para ampliar

ESTIMULADA:

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos pré-candidatos ao eleitor, a atual prefeita, JADE, permanece em primeiro lugar com 45,8%. Paulo Carvalho vai para 30,8%. Marquinho Guerreiro vem com apenas 0,4%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 23,0%.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO ESTIMULADA:

Click na imagem para ampliar

VOTOS VÁLIDOS:

Ao transformar as intenções de voto em Votos Válidos, isto é, retiram-se os brancos, nulos e indecisos, ficando apenas o voto nominal, a atual prefeita, Jade, ganharia a eleição com 59,5% dos votos válidos contra 40% de Paulo Carvalho

Click na imagem para ampliar

REJEIÇÃO:

Em se tratando de rejeição de pré-candidatos, JADE, aparece com 21,7% de rejeição, seguido por Marquinho, 20,0%. Paulo Carvalho obteve 11,5% de rejeição. Há um índice de 26% que disseram que não rejeitam nenhum pré-candidato e 20,9% que não se manifestaram. 

REJEIÇÃO DE VOTO DE CANDIDATOS:

Click na imagem para ampliar

MELHOR PREFEITO/A

A pesquisa mediu, também, a percepção da população em relação ao melhor prefeito que o município já teve. A atual prefeita, Jade, aparece como a melhor prefeita de Faro com 32,3% dos eleitores. O segundo colocado, bem abaixo, com 21,3%, é Alcir Magalhães. Tenório Carvalho é o terceiro melhor prefeito com 12,3%, segundo os eleitores de Faro. Denis é o quarto colocado com 3,4%; Marinete obteve apenas 1,3% das citações como a melhor prefeita.

Click na imagem para ampliar

PIOR PREFEITO/A

A pesquisa quis saber quem foi o pior prefeito de Faro. Para 33,2% dos eleitores, Marinete foi a pior prefeita. Jade, com índice bem abaixo, 9,8%, aparece como a segunda colocada. Tenório aparece com 1,7% das citações como o pior prefeito que Faro já teve.

Click na imagem para ampliar

AVALIAÇÃO GOVERNO JADE

Na avaliação do governo de JADE, a pesquisa mostra que 77,9% estão avaliando positivamente o governo; enquanto 22,1% avaliam negativamente. O governo Jade se enquadra entre os poucos do Pará que consegue esse alto índice de avaliação positiva, o que vai refletir nas intenções de voto.

Click na imagem para ampliar

AVALIAÇÃO DO GOVERNO HELDER

A pesquisa avaliou, também, o governo de Helder Barbalho, obtendo 77% de avaliação positiva; enquanto a avaliação negativa é de apenas 23,0%.

Click na imagem para ampliar

AVALIAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO

A pesquisa avaliou, também, o desempenho do governo do presidente Jair Bolsonaro. 60,4% avaliam o governo positivamente; enquanto 39,5% avaliam negativamente.

Click na imagem para ampliar

De acordo com o Cientista Político do Instituto DOXA, Dornélio Silva, a pesquisa mostra um cenário bastante favorável à reeleição de Jade Viana para mais um mandado. “A prefeita tem uma avaliação muito positiva, em torno de 80% avaliam seu governo como positivo, o que vem influenciar decisivamente na intenção de voto do eleitor, mostrando que quer a continuidade”. 

Afirma o cientista político, apenas a prefeita Marinete não conseguiu se reeleger. Por outro lado, os que se reelegeram foram com diferenças pequenas. Ao se concretizar essa tendência, Jade quebra esse paradigma.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em FARO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.

Execução: Doxa Pesquisa

Período de coleta: 24 A 27/07/2020

Registrada no T.R.E PA-05830/2020

Local: FARO - PA

Amostra: Foram entrevistados 300 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário