segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEM APOIO DO PODER PÚBLICO, TURISTAS SE AFASTAM DE ALTER DO CHÃO

Imagine o leitor um local paradisíaco, como mostrado nas fotos que decoram paredes de agências de turismo do mundo inteiro. Agora imagine que este local só é bonito e atraente nas fotos, porque na prática, este paraíso, na verdade se tornou um pesadelo para turistas e visitantes. Pois essa foi a transformação que ocorreu no balneário de Alter do Chão, que de imediato se transformou de Praia mais bonita do Brasil, segundo a imprensa internacional, em local onde o turista paga para sofrer decepção, conforme denúncia de pessoas que estiveram visitando a vila balneária.

Isso tudo sem falar da falta de um local para abrigar o Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil, que deveriam cuidar da segurança de quem visita a Vila; de uma Unidade de Saúde Urgência e Emergência, que não existe e de toda uma gama de problemas que deveriam ser resolvidos pelo governo municipal, mas que até agora não chegaram, e ninguém sabe se um dia vão chegar na Vila. Na época do Sairé, quando Alter do Chão recebe um número maior de visitantes e turistas, o que se mostra de falta de estrutura para exibição do espetáculo é uma lástima, para não dizer quer é uma vergonha. Todo ano, o Sairódromo é sempre finalizado às vésperas do evento. Completa falta de responsabilidade ou falta de apoio, por parte dos responsáveis pela Festa, seja Prefeitura ou a Comunidade.

Falta de energia constante, é um dos problemas pelo qual os turistas passam e os donos de pousadas enfrentam, tendo que muitas vezes transferir o visitante para Santarém, quando não é obrigado a devolver o dinheiro que foi pago. Sem contar que na praia do amor não existe banheiros químicos e todos são obrigados a fazer suas necessidades dentro do rio Tapajós. O preço da comida assusta qualquer um que se atreve em fazer refeições na praia, bem como que em Alter do Chão, não existe um sinal de internet pelo menos satisfatório, o que, entre outras coisas prejudicou a comunicação entre os jornalistas Marcos Sued e Thiago Swann, que faziam free lancer para um grupo jornalístico do Sul do País. Mas o problema da falta de estrutura para o turismo receptivo não pára por aí; se o visitante tentar retirar dinheiro em caixa eletrônico, verá que esta será um tentativa em vão, pois por incrível que pareça, não existem caixas eletrônicas na Vila Balneária. Isso mesmo. Como é que pode uma Vila balneária que atrai turistas de todo o mundo não possuir uma estrutura pelo menos razoável para receber turistas? Uma vergonha nacional e para a região Oeste do Pará, onde seus habitantes pensam em se emancipar, mas não cuidam da infraestrutura em certos locais mais importantes do Município, como por exemplo a Vila balneária de Alter do Chão.

RG 15

3 comentários:

  1. INFELIZMEMTE A VILA NÃO DISPOE DE UMA ESTRUTURA PARA RECEBER SEUS VISITANTES QUE ACABAM SAINDO COM UMA PESSIMA INPRENSÃO DO NOSSO BALNEARIO, MAIS FICA MINHAS CRITICAS DIRETAMENTE RELACIONADAS A DUAS "SECRETARIAS", PRIMEIRO DE TURISMO DA PASTA DO vereador reginaldo que colocou aquele professor para ser secretario e só sabe fazer reunião, tem que partir pra ação meu camarada e segunda a de meio ambiente que tem marcelo correa, que não tem um plano de desenvolvimento sustentavel relacionado ao meio ambiente pra la, e falta educar e ensinar aquela comunidade que dinheiro tem valor que a moeda ~local não é euro, é muito caro as coisas la principalmente a comida.

    ResponderExcluir
  2. Agora imagine esses problemas serem multiplicados por dezenas de vezes com a vinda de milhares de imigrantes para cá.Este não é um fato isolado. Esses problemas são comuns em todo o Brasil.Só temos que pedir a Deus que nos livre de um mal maior.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente quem polui as prais de Alter-do-Chão, são exatamente os turistas, mal educados! Quanto a Infra-estrutura, tem que ser totalmente natural, aquí é para maravilhar-se com a natureza. Quem quizer hotel 5 estrelas, deverá seguir viagem, para o Caribe, Mediterrâneo ou outros mares.

    ResponderExcluir