terça-feira, 29 de maio de 2018

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM HOMENAGEOU NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (22) COM SESSÃO ESPECIAL, OS 39 ANOS DE ATUAÇÃO DA OAB SUBSEÇÃO SANTARÉM

OAB-Santarém foi homenageada na Câmara

Em 2018 a OAB Subseção Santarém completa 39 anos de atuação. Para marcar as comemorações por toda a luta em prol da advocacia e os direitos dos cidadãos do Oeste do Pará, uma seção especial organizada pela Câmara de Vereadores de Santarém foi realizada na tarde desta terça-feira (22), no Plenário Benedito Magalhães.

O professor Antônio Rebelo foi um dos homenageados. Ele lembra que na década de 1940 as dificuldades para fazer o curso de Direito eram imensas na região: “Na época, foi somente depois de uma ida à capital do Estado do Pará que fui informado da instalação de um curso de Direito no antigo Instituto Santareno de Ensino Superior (ISES). A partir daí fui convidado a fazer parte da equipe de instalação e ajudei nos cursos até o fim das Faculdades Integras do Tapajós (FIT)”.

O presidente da subseção Santarém, Ubirajara Bentes, destacou que mesmo com a independência de municípios da região oeste paraense com a criação das próprias subseções, a exemplo de Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Altamira, a missão na área do Tapajós ainda é imensa.

“No entanto, a cada ano temos o ingresso de novos advogados que entram no mercado de trabalho com melhores condições, avanços que nos deixam bastante contentes. Hoje mesmo pela manhã tivemos a entrega de 10 novas carteiras, são mais profissionais para o município e região atuando de forma plena na área jurídica”, enfatizou Ubirajara Bentes.

“A Ordem dos Advogados é uma instituição que tem como papel primordial não somente defender a advocacia, mas também a sociedade. Então, o reconhecimento que hoje a Câmara de Vereadores presta a nossa instituição é recebido com a certeza de que estamos no caminho certo na defesa pelos direitos e a justiça”, afirmou Alberto Campos, presidente da OAB Pará.

O vereador Ronan Liberal Junior, autor da proposta da sessão, disse que essa homenagem quer marcar o papel fundamental que a OAB Santarém vem desenvolvendo ao longo de quase quatro décadas: “A Ordem dos Advogados do Brasil tem a missão importantíssima pela ética, o exercício da política cidadã, fundamental nas amplas discussões, defensora da Constituição Federal, da ordem democrática de direito, da justiça social, enfim, é um reconhecimento pelo amplo trabalho que a subseção realiza”.

Dentre os homenageados com “Medalha Honorífica de Honra ao Mérito Advocatício” estão:

- Walmir Gomes;
- Edgar Schutt (In memorian);
- Jacinere Façanha;
- Evandro Diniz;

Já os homenageados com o diploma de “Honra ao Mérito aos Advogados Professores pela Contribuição no Processo de Implantação, Desenvolvimento e a Consolidação dos Cursos de Direito e Ensino Jurídico em Santarém e na região Oeste do Pará” foram:

- Alberto Antônio de Albuquerque Campos;
- Antônio Éder John de Sousa;
- Antônio Rebelo;
- Iêda Luzia dos Santos;
- Kátia Tolentino Gusmão;
- Jeferson Lima Brito;
- José Ricardo Geller;
- José Ronaldo Dias Campos;
- José Olivar de Azevedo;
- Maria da Conceição Cosmo Soares;
- Maria Marlene Escher;
- Miguel Borghezan;
- Oswaldo de Oliveira Coelho;
- Rodolfo Hans Geller 
- Ubirajara Bentes de Souza Filho.

A OAB Subção Santarém foi fundada em 22 de maio de 1979. É a entidade que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instituição máxima de defesa dos advogados, responsável pela regulamentação da advocacia e defensora das bandeiras públicas de busca por respeito da sociedade brasileira.

Fonte: Ascom / Agência VOX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário