Focos de queimadas são registrados diariamente em Santarém nesta época do ano |
Com o tempo seco e as altas temperaturas registradas neste período do ano, o Corpo de Bombeiros está tendo muito trabalho para combater os focos de queimadas em Santarém, no oeste do Pará. Nesta quinta-feira (1), por exemplo, os militares foram acionados para controlar alguns incêndios em pontos diferentes da cidade. As principais ocorrências foram registradas em Alter do Chão e na Curuá-Una. Na vila balneária, uma residência pegou fogo e o dono do imóvel sofreu queimaduras pelo corpo. Rogério Ferreira Costa, 30 anos, foi socorrido e levado para o Pronto Socorro Municipal, onde permanece internado em coma induzido. O estado de saúde dele é considerado delicado. O homem teve 50% do corpo atingido com queimaduras de segundo grau.
Outro registro ocorreu na rodovia Curuá-Una, nas proximidades do bairro Jaderlândia. Um incêndio de grandes proporções ameaçava várias residências vizinhas ao terreno de vegetação seca que estava em chamas. O fogo se alastrava rapidamente por toda a área. Mas a rápida ação do militares dos Bombeiros evitou danos maiores aos moradores. A fumaça causou transtornos para as pessoas que residem nas adjacências e prejudicou a visibilidade dos motoristas.
O Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar fazer queimadas de lixo ou entulhos em áreas próximas a matas com vegetação seca. Além disso, essa prática é considerada crime e, em caso de flagrante, além de multa, o infrator pode ser preso por crime ambiental, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e se o crime for culposo, detenção de seis meses a 1 ano. A multa, dependendo do material, conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008, art. 61, varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
O mesmo alerta faz a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). As queimadas causam danos irreparáveis à saúde das pessoas e conscientizar a população para evitar a queima de entulho e lixo em terrenos baldios é um dos objetivos de uma campanha lançada em agosto pela Prefeitura. Mas, apesar das ações constantes e dos alertas diários feitos inclusive pela imprensa, boa parte dos moradores insiste em continuar queimando lixo doméstico em locais que oferecem riscos.
A população pode ajudar no combate a essa prática criminosa. Basta fazer o flagrante e denunciar à Semma pelo telefone (93) 3522-5452 ou para o número do Núcleo Integrado de Operações (NIOP), 190. É garantido o sigilo do denunciante.
Clima para o fim de semana
O feriado prolongado de Finados será de muito sol para o Estado do Pará. Para esta sexta-feira (2), não há, previsão de chuvas. No sábado, o ar seco se espalha e inibe a formação de nuvens em algumas regiões do estado. No domingo, dia de sol sem expectativa de chuva. Mas o calor e a alta umidade facilitam a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva com raios à tarde no norte do Pará.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário