terça-feira, 23 de abril de 2019

SECRETÁRIO DE SAÚDE DA CIDADE DE ITAITUBA, IAMAX PRADO, ESCLARECE AO BLOG SOBRE PACIENTES QUE VEM SER ATENDIDOS NO HOSPITAL DE SANTARÉM. "TODOS OS PACIENTES SÓ SAEM DE ITAITUBA SE TIVER REGULADO E LIBERADO PELO MUNICÍPIO OU ESTADO, SÓ CONCEDEMOS A PASSAGEM E O DIREITO DE VIAJAR QUANDO CONSTA NO SISTEMA A LIBERAÇÃO PARA O PACIENTE. O MUNICÍPIO DE SANTARÉM RECEBE FUNDO A FUNDO ANUALMENTE ESSE DINHEIRO QUE CAI DIRETO NA CONTA DA PREFEITURA"

"Ninguém sai sem documentação, todos precisam estar regulamentados para iniciar qualquer tipo de procedimento". Disse o secretário

O secretário municipal de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, esclareceu ao Blog do JK na manhã de hoje, sobre a situação de pacientes transferidos de seu município para atendimento em Santarém. Segundo o secretário, Itaituba tem uma (PPI)  com o município de Santarém e também com a capital do estado, Belém. (PPI) é o plano de pactuação intergestor, quando não se tem suporte no município de origem, no caso Itaituba, garante-se o atendimento do paciente no município vizinho, no caso Santarém, com especialidades, exames entre outras coisas. O município de Itaituba tem pactuação com o município de santarém, garantido de 0 a 100%, desses, 65% através da rede ambulatorial, são (consultas, exames, cirurgias) que são atendidos em Santarém, já com a rede de urgência e emergência somam quase 35% desse valor. 

Nenhum paciente pode sair de Itaituba, se não for regulado, se não for liberado pelo município ou pelo estado, a secretaria só pode conceder a passagem, o direito de viajar, quando consta no sistema a liberação para o paciente A, B, C ou D, a partir dai o município providência a ida do paciente para Santarém.

O município de Santarém, recebe fundo a fundo anualmente esse valor, esse valor é diluído em 12 meses. O dinheiro já cai direto na conta da prefeitura de Santarém. 

O prefeito Valmir Climaco quando assumiu a prefeitura de Itaituba em 2017, baixou os custos e manteve o serviço em dia. Antes a prefeitura pagava uma média de R$ 130 mil reais por mês com passagens de lancha para pacientes até Santarém. O prefeito então comprou um micro ônibus com recurso próprio e organizou o transporte de pacientes com custos menores. Outros municípios fazem esse mesmo transporte não identificando o ônibus, Itaituba identifica seu ônibus e viaja três vezes por semana com destino a Santarém, levando pacientes regulados e autorizados pelas centrais de regulamentação, tanto municipal quanto estadual localizada no município de Santarém. 

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário