Delegada Andreza Alves
Os números de prisões em flagrantes contra acusados de crimes contra mulher e de solicitações de medidas protetivas registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santarém, impressionam e servem de referência no Pará quando o assunto é o combate à violência doméstica no Estado. A afirmação é do delegado José Humberto de Melo Junior, titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), que esteve neste domingo (24), no município, onde reuniu com a cúpula da Polícia Civil de Santarém para avaliar e adequar o trabalho da polícia judiciária.
Em entrevista coletiva à imprensa, na sede da 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, no bairro Santa Clara, José Humberto não poupou elogios ao trabalho da delegada Andreza Alves e toda equipe da DEAM diante de números tão expressivos obtidos no combate aos crimes de violência doméstica. Ele destacou que em todo o território paraense esse trabalho tem servido de exemplo para as demais unidades policiais. “São os melhores números da DEAM, sob o comando da delegada Andreza, em todo o Estado”, destacou.
Desde que passou a funcionar 24 horas, inclusive nos fins de semana, ocorreu uma explosão no número de prisões em flagrantes. “Com o atendimento ininterrupto, nós começamos a atender casos que antes eram registrados apenas na segunda-feira. O funcionamento da DEAM nos fins de semana garantiu o apoio que as vítimas de violência doméstica não tinham. Aumentou o número de flagrantes e o número de pedidos de medidas protetivas”, observou Andreza Alves.
No ano passado, segundo a delegada, 98 pessoas foram presas em flagrantes por crimes de violência doméstica. O total de medidas protetivas também bateu recorde em 2018. No total foram mais de 1.300 ocorrências. Este ano, apenas no mês de janeiro já foram solicitadas 131 medidas protetivas. “Hoje, a rede de proteção às vítimas de violência sexual e doméstica foi ampliada e está obtendo resultados bastante satisfatórios. Nós percebemos esses avanços nas conversas com promotores, desembargadores e juízes que destacam a qualidade do atendimento que é desenvolvido hoje pela Delegacia da Mulher em Santarém. Nosso objetivo é proteger e garantir a integridade física, moral e social das mulheres santarenas”, finalizou a delegada Andreza Alves.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário